Considerations on the encounters of mathematics education, ethnomathematics, and the ethics of diversity

Keywords: Pedagogical Action, Mathematics Education, Ethnomathematics, Ethics of Diversity, Ethnomodelling

Abstract

Este ensaio crítico e reflexivo tem por objetivo discutir e refletir sobre as relações da educação matemática, da etnomatemática e da ética da diversidade. Desse modo, busca-se responder à seguinte questão de investigação: de que maneira se pode (re)pensar a ética da diversidade e a etnomatemática para incluir novos modos de entender e utilizar essa perspectiva ética no contexto da educação matemática? Para responder a essa questão, apresentam-se três seções: na primeira, procura-se relatar brevemente alguns elementos da educação matemática e da história da educação matemática, como campo profissional e científico e, em seguida, discute-se a conceituação da etnomatemática e da ética da diversidade e, finalmente, são delineadas algumas considerações finais por meio do entrelaçamento dessas ideias.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana del Valle Duarte Castillo, Universidade Federal de Ouro Preto
Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal do Ouro Preto (UFOP). Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil
Milton Rosa, Universidade Federal de Ouro Preto
Doutor em Educação em Liderança Educacional pela California State University (CSUS). Professor Associado IV. Departamento de Educação Matemática (UFOP). Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

References

BECERRA, Rosa. La Formación del Docente Integrador bajo un enfoque interdisciplinario y transformador: desde la perspectiva de los Grupos Profesionales en Educación Matemática. 2006. Tesis Doctoral no publicada. Universidad Pedagógica Experimental Libertador. Instituto Pedagógico de Caracas, Venezuela. 2006

BORBA, Marcelo de Carvalho; SKOVSMOSE, Ole. A ideologia da certeza em educação matemática. In: SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. 4. ed. Campinas: Papirus, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Documento final. MEC. Brasília, DF, 2017. em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf> . Acesso em 08/10/2024.

BURAK, Dionísio; KLÜBER, Tiago Emanuel. Educação Matemática: contribuições para a compreensão de sua natureza. Acta Scientiae, v. 10, n. 2, p. 93-106, 2008.

BURTON, Leone. Which way social justice in mathematics education?. Bloomsbury Publishing USA, 2003.

CLOOS, A.; MATSUMOTO, R. Interdisciplinary approaches to mathematics education: Exploring theory and practice. Mathematics Education Research Journal, v. 31, n. 1, p. 1-17, 2019.

D’Ambrosio, Ubiratan. (1980). Matemática e Sociedade: Considerações Histórico-Pedagógicas. Ciência E Filosofia, 2, 81-88.

D’AMBROSIO, Ubiratan. A transdisciplinaridade como uma resposta à sustentabilidade. Terceiro Incluído, v.1, n.1, pp.1–13, 2011.

D’AMBROSIO, U UBiratan. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Ethnomathematics and its Place in the History and Pedagogy of Mathematics. For the Learning of Mathematics, v. 5, n. 1, pp. 41-48, 1985.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo, SP: Editora Ática, 1990.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 1ª Edição. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2001.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2ª Edição. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2007.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Por que e como ensinar história da matemática. REMATEC, Belém, v. 8, n. 12, pp. 07–21, 2013.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Priorizar história e filosofia da matemática na educação. Revista Tópicos Educacionais, v. 18, n. 1-2, pp. 159-175, 2012.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade e a proposta de uma nova universidade. REMATEC, v. 17, n. 40, pp. 01-19, 2022.

Published
2025-09-01
How to Cite
CASTILLO, A. DEL V. D.; ROSA, M. Considerations on the encounters of mathematics education, ethnomathematics, and the ethics of diversity. Revemop, v. 7, p. e2025008, 1 Sep. 2025.
Section
Article