Young adult literature in mathematics teaching: some infinities are bigger than other infinities?

Keywords: Young adult literature, Mathematics education, Infinity, Interdisciplinarity

Abstract

In this article, we have part of a research that intended to explore the use of young adult literature in mathematics classes. Our initial hypothesis was that literature is important for the development of teenagers, and that using it in mathematics teaching can bring several benefits. For this research, which was qualitative, virtual meetings were made with mathematics and portuguese teachers. The methodology used was Design Research and the analysis of the contributions from the teachers in the meetings is based on the Model of Argumentative Strategy. We analyze the contributions of the teachers about infinities that appear in the book The fault in our stars and present parts of the dialogues and the contributions analysis based on the ideas about how to work interdisciplinarity in mathematics classes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Flávia Clemente Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Janete Bolite Frant, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui doutorado em Educação Matemática pela New York University, Estados Unidos (1993) é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem prática docente no ensino superior e em programas de Pós-Graduação (latu e stricto sensu), nas redes: particular e federal. Atualmente é professor de Didática da Matemática no curso de Pedagogia e de Metodologia da Pesquisa no PEMAT- Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, ambos da UFRJ. Atuou nos Programas de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Santa Úrsula como professora e como coordenadora programa de pós graduação em Educação Matemática (1994- 2000), no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da PUC_SP (2001 - 2007), no programa de pós graduação em Educação Matemática da Uniban/ Anhanguera (2007/8, 20016) projetos de pesquisa no ensino e aprendizagem em conceitos de matemática avançada e do ensino básico e fundamental, o uso de tecnologia, o papel da linguagem, principalmente da argumentação. Em todos esses programas atuei orientando dissertações e teses, e como orientadora da tese que recebeu prêmio de melhor tese do ano em 2016 pela Capes. Desde 2000 as pesquisas recaem sobre Educação Matemática: Corpo, tecnologia e linguagem. Utilizando e contribuindo para a Teoria da Cognição Corporificada, e a relação desse prisma teórico com tecnologias digitais. Meu interesse também foca em questões metodológicas relativas ao uso de vídeos para produção de dados em pesquisas de Educação Matemática. Atualmente trabalho com a formação inicial de professores na Pedagogia, formação continuada fazendo parte do Complexo de Formação de Professores da UFRJ. Professora/Pesquisadora do PEMAT-UFRJ 

References

CAMPOS, R. S. P. de. O Uso de Textos Alternativos para o Ensino de Ciências e a Formação Inicial de Professores de Ciências. Dissertação (Pós-Graduação em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências Campus de Bauru, Universidade Estadual Paulista. São Paulo. 2011.

COBB, P. et al. Design experiments in educational research. Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 9-13, jan. 2003. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3699928. Acesso em 19 jan. 2023

COSTA, A. M. A importância da língua portuguesa na aprendizagem da matemática. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança) - Área de Especialização em Ensino e Aprendizagem da Matemática, Universidade do Minho. Braga. 2007.

GREEN, J. A culpa é das estrelas; tradução: Renata Pettengill - Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2012.

JAPIASSU, H. A questão da interdisciplinaridade. Porto Alegre: 1994. Disponível em: http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/; acesso em 12 out. 2022.

MORAES, Vinicius de. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Editora do autor, 1960, p.112.

MOREIRA, G. E. et al. Revisão sistemática das contribuições de Malba Tahan para a Educação Matemática (2014 - 2017). Revemop, Ouro Preto, MG, v. 1, n. 3, p.379-396, set./dez. 2019.

SANTOS, R. B. O. et al. A importância da leitura na sala de aula. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, 2021.

SMOLE, K. C. S. et al. Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. 6. ed. São Paulo: IME – USP, 2007.

VIVA: a vida é uma festa. Direção: Adrian Molina; Lee Unkrich. Produção: Pixar Animation Studios. Estados Unidos: Walt Disney Pictures, 2018. DVD.

Published
2024-12-31
How to Cite
MARQUES, F. C.; FRANT, J. B. Young adult literature in mathematics teaching: some infinities are bigger than other infinities?. Revemop, v. 6, p. e2024043, 31 Dec. 2024.
Section
Mathematics and Literature: different times, different writings and different us