La literatura juvenil en la enseñanza de las matemáticas: ¿algunos infinitos son mayores que otros?

Palabras clave: Literatura juvenil, Educacíon matemática, Infinito, Interdisciplinariedad

Resumen

En este artículo presentaremos parte de una investigación cuyo objetivo fue explorar el uso de la literatura juvenil en las clases de matemáticas. Nuestra hipótesis inicial fue que la literatura es importante para el desarrollo de adolescentes, y que utilizarla en la enseñanza de matemáticas puede traer varios beneficios. Para la investigación, cualitativa, fueron hechas reuniones virtuales con profesores de matemáticas y lengua portuguesa. La metodología utilizada fue Design Research y el análisis de las contribuciones de los docentes se apoya en el Modelo Estratégico Argumentativo. Abordamos las contribuciones de los profesores sobre nociones de infinitos presentes en el libro Bajo la misma estrella y presentamos partes de los diálogos y análisis de los aportes a partir de las ideas de cómo trabajar interdisciplinariedad en aulas de matemáticas.

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Biografía del autor/a

Flávia Clemente Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Janete Bolite Frant, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui doutorado em Educação Matemática pela New York University, Estados Unidos (1993) é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem prática docente no ensino superior e em programas de Pós-Graduação (latu e stricto sensu), nas redes: particular e federal. Atualmente é professor de Didática da Matemática no curso de Pedagogia e de Metodologia da Pesquisa no PEMAT- Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, ambos da UFRJ. Atuou nos Programas de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Santa Úrsula como professora e como coordenadora programa de pós graduação em Educação Matemática (1994- 2000), no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da PUC_SP (2001 - 2007), no programa de pós graduação em Educação Matemática da Uniban/ Anhanguera (2007/8, 20016) projetos de pesquisa no ensino e aprendizagem em conceitos de matemática avançada e do ensino básico e fundamental, o uso de tecnologia, o papel da linguagem, principalmente da argumentação. Em todos esses programas atuei orientando dissertações e teses, e como orientadora da tese que recebeu prêmio de melhor tese do ano em 2016 pela Capes. Desde 2000 as pesquisas recaem sobre Educação Matemática: Corpo, tecnologia e linguagem. Utilizando e contribuindo para a Teoria da Cognição Corporificada, e a relação desse prisma teórico com tecnologias digitais. Meu interesse também foca em questões metodológicas relativas ao uso de vídeos para produção de dados em pesquisas de Educação Matemática. Atualmente trabalho com a formação inicial de professores na Pedagogia, formação continuada fazendo parte do Complexo de Formação de Professores da UFRJ. Professora/Pesquisadora do PEMAT-UFRJ 

Citas

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Publicado
2024-12-31
Cómo citar
MARQUES, F. C.; FRANT, J. B. La literatura juvenil en la enseñanza de las matemáticas: ¿algunos infinitos son mayores que otros?. Revemop, v. 6, p. e2024043, 31 dic. 2024.
Sección
Matemáticas y Literatura: diferentes épocas, diferentes escrituras y diferentes