La Filosofía de la Lógica de Lewis Carroll

Palabras clave: Lewis Carroll, Filosofía de la Lógica, Pragmatismo

Resumen

Este trabajo pretende aclarar la posición de Lewis Carroll en la filosofía de la lógica a través de una comparación de sus principales obras. Aunque Carroll no hizo explícita su posición, concluyó que la mejor hipótesis consiste en una posición análoga a la posición pragmática contemporánea, asumiendo que Carroll entendió la tarea lógica al proponer un sistema formal como la tarea de explicar las normas que subyacen a nuestras prácticas del discurso.

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Biografía del autor/a

John Lennon Lindemann, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Filosofia (UFSM). Professor de Filosofia (E.M.E.F. S.R.), Formigueiro, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Rafael Montoito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Licenciado em Matemática e Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi professor substituto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus Bauru). Concluiu o mestrado na área de Educação Matemática, na UFRN (sua dissertação analisa as características matemáticas das obras de Lewis Carroll, grande escritor e matemático inglês que se utilizava de uma linguagem literária para ensinar conteúdos matemáticos, sobretudo lógica e geometria euclidiana) e o doutorado em Educação para a Ciência (sua tese compreende a tradução de um livro de Carroll, até então inédito em português, e outros capítulos que comentam esta obra). Posteriormente, fez pós-doutorado na University of Birmingham (Inglaterra), analisando os diários e correspondências de Carroll. Atualmente segue investigando as inter-relações entre a literatura e a matemática, o lógico e o imaginário no ambiente de aprendizagem, trabalhando com a ideia de que ensinar a ler e a escrever é um compromisso de todas as disciplinas. Também se interessa por outras inter-relações com a matemática, tais como as que se pode perceber/apreender em outras manifestações artísticas, tais como a pintura, o cinema, a confecção de mapas etc. É professor, desde 2010, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL - Campus Pelotas), onde orienta mestrandos e doutorandos no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (UFPel), investigando aspectos intra e extraescolares relativos ao ensino, à aprendizagem e à formação de professores; num âmbito mais geral, estuda como os diferentes tipos de narrativas (literatura, vídeos, cinema, imagens, fotos, jornais etc) podem ser potencializados para a discussão de assuntos relativos à educação no cenário da pós-modernidade.

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Publicado
2025-01-15
Cómo citar
LINDEMANN, J. L.; MONTOITO, R. La Filosofía de la Lógica de Lewis Carroll. Revemop, v. 6, p. e2024042, 15 ene. 2025.
Sección
Matemáticas y Literatura: diferentes épocas, diferentes escrituras y diferentes