Editorial
Resumen
Matemática e literatura se entrelaçam, pelo menos, desde Mênon, diálogo platônico em que o filósofo usa de maiêutica para fazer com que um escravo se lembre do conhecimento referente ao Teorema de Pitágoras. Não seria errado dizer, portanto, que desde a Grécia Antiga, em diferentes tempos, matemática e literatura se encontram, às vezes fortuitamente, às vezes com maior intensidade, em diferentes escritas: na estrutura poética em decassílabos e tercetos d’A divina comédia de Dante Alighieri e em peças de teatro, como Sabedoria, da monja Rosvita de Gandersheim; nas narrativas que representam problemas matemáticos, como as de O homem que calculava, de Malba Tahan e as de Uma história embrulhada, de Lewis Carroll; na organização da própria estrutura narrativa, como em O castelo dos destinos cruzados, de Italo Calvino e em A vida modo de usar, de George Perec, dentre outros exemplos. Isso abre um campo rico de pesquisa, ainda pouco investigado, sobre os diferentes usos deste material, pois a literatura pode ser, para a Educação Matemática: fonte de pesquisa histórica, como Aritmética da Emília, de Monteiro Lobato; livro paradidático, como Geometria na Amazônia, de Ernesto Rosa; inspiradora para a elaboração de sequências didáticas, como feito por Weissheimer (2020) a partir da obra As aventuras do avião vermelho, de Érico Veríssimo; estrutura para a escrita científica, como o romance matemático Chá com Lewis Carroll (Montoito, 2011) ou o artigo Desfiar e fiar a Aritmética da Boneca Emília (Brito; Oliveira, 2015) etc.
Descargas
Citas
Ciríaco, Klinger Teodoro; Miranda, Rebeca Souza de; Brasil, Thaís. Lúcia já vou indo”… e a Matemática também! REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024027, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024027
Bohrer, Jordana Vahl; Montoito, Rafael; David, Erenita Martins. O estudo da unidade temática de grandezas e medidas intermediado pela narrativa “As Aventuras do Pinóquio”. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024028, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024028
Miranda, Mirtes de Souza; Silva, Angelica da Fontoura Garcia. Literatura Infantil e Frações: Ampliando o Conhecimento Profissional do Professor. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024029, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024029
Medeiros, Letícia de Azevêdo; Cavalcante, Ilane Ferreira; Fonseca, Alyssandra Viana. Ensino da matemática por meio da literatura infantil como proposta transdisciplinar. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024030, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024030
Pinto, Gabriella Mariana Rodrigues; Fonseca, Mateus Gianni. Clube de leitura de popularização da matemática para o engajamento de estudantes do ensino médio em matemática. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024031, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024031
Aprigio, Phellippe; Lübeck, Marcos. Storytelling: uma metodologia ativa para o ensino de Matemática por meio de narrativas. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024032, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024032
Elert, Cristiane Winkel; Grützmann, Thaís Philipsen; Redmer, Alice Carina Venzke. E o dente ainda doía: a literatura infantil e o ensino da matemática em uma prática no 1º ano do Ensino Fundamental. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024033, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024033
Silva, Jonson Ney Dias da; Carvalho, Ilan Carlos Santos de. Era uma vez... o cordel na aula de Matemática. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024034 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024034
Stachelski, Alessandra Heckler; Dalcin, Andréia; Nunes, Luciana Neves. “Jogos Vorazes” nas aulas de Matemática. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024035, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024035
Silva, Izabela Cristina Bezerra da; Guimarães, Gilda Lisbôa. Da leitura à investigação Estatística: literatura infantil e história em quadrinho no 5º ano. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024036, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024036
Coutinho, Kelly Cristina; Martins, Priscila Bernardo. Língua materna e linguagem matemática: uma análise de enunciados aditivos à luz das habilidades de compreensão leitora. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024037, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024037
Oliveira, Adriel Gonçalves; Cunha, Aline Vieira da. Letramento Matemático a partir da obra infantil de Monteiro Lobato: reflexões e possibilidades. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024038, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024038
Santos, Daniela Batista; Kistemann Jr., Marco Aurélio. Matemática e Literatura: conexões interdisciplinares com a Educação Financeira Crítica em uma obra de Calvino. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024041, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024041
Lindemann, John Lennon; Montoito, Rafael. A Filosofia da Lógica de Lewis Carroll. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024042, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024042
Marques, Flávia Clemente; Frant, Janete Bolite. A literatura juvenil no ensino de matemática: alguns infinitos são maiores que outros?. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024043, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024043
Melo, Deymissa Sousa de; Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt. Língua Portuguesa e Matemática: uma prática integradora empregando cantigas de roda. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024043, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024044
Machado, Taynara de Oliveira; Felicio, Cinthia Maria. “Matematizando a História”: uma articulação entre a literatura e a matemática na educação básica. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024045, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024045
Portela, Marcia da Silva Santos; Oliveira, Carloney Alves de. Tecendo Conexões: Literatura e Matemática na Educação Infantil. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024046, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024046

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.