Editorial

Resumen

Matemática e literatura se entrelaçam, pelo menos, desde Mênon, diálogo platônico em que o filósofo usa de maiêutica para fazer com que um escravo se lembre do conhecimento referente ao Teorema de Pitágoras. Não seria errado dizer, portanto, que desde a Grécia Antiga, em diferentes tempos, matemática e literatura se encontram, às vezes fortuitamente, às vezes com maior intensidade, em diferentes escritas: na estrutura poética em decassílabos e tercetos d’A divina comédia de Dante Alighieri e em peças de teatro, como Sabedoria, da monja Rosvita de Gandersheim; nas narrativas que representam problemas matemáticos, como as de O homem que calculava, de Malba Tahan e as de Uma história embrulhada, de Lewis Carroll; na organização da própria estrutura narrativa, como em O castelo dos destinos cruzados, de Italo Calvino e em A vida modo de usar, de George Perec, dentre outros exemplos. Isso abre um campo rico de pesquisa, ainda pouco investigado, sobre os diferentes usos deste material, pois a literatura pode ser, para a Educação Matemática: fonte de pesquisa histórica, como Aritmética da Emília, de Monteiro Lobato; livro paradidático, como Geometria na Amazônia, de Ernesto Rosa; inspiradora para a elaboração de sequências didáticas, como feito por Weissheimer (2020) a partir da obra As aventuras do avião vermelho, de Érico Veríssimo; estrutura para a escrita científica, como o romance matemático Chá com Lewis Carroll (Montoito, 2011) ou o artigo Desfiar e fiar a Aritmética da Boneca Emília (Brito; Oliveira, 2015) etc.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Rafael Montoito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Doutor em Educação para a Ciência (UNESP) e Pós-doutor pelo Department of English Literature (University of Birmingham, Inglaterra); docente no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) e na Coordenadoria de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Email: . Lattes: . ORCID: .

Adriel Gonçalves Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação Matemática (UNESP) e Pós-doutor em Educação pela USF; docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DMAT/UFRN) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFRN). 

Citas

Vásquez, Claudia; Alsina, Ángel; López-Serentill, Paula. Diseño de tareas para enseñar estadística y probabilidad a partir de cuentos infantiles. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024026, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024026

Ciríaco, Klinger Teodoro; Miranda, Rebeca Souza de; Brasil, Thaís. Lúcia já vou indo”… e a Matemática também! REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024027, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024027

Bohrer, Jordana Vahl; Montoito, Rafael; David, Erenita Martins. O estudo da unidade temática de grandezas e medidas intermediado pela narrativa “As Aventuras do Pinóquio”. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024028, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024028

Miranda, Mirtes de Souza; Silva, Angelica da Fontoura Garcia. Literatura Infantil e Frações: Ampliando o Conhecimento Profissional do Professor. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024029, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024029

Medeiros, Letícia de Azevêdo; Cavalcante, Ilane Ferreira; Fonseca, Alyssandra Viana. Ensino da matemática por meio da literatura infantil como proposta transdisciplinar. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024030, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024030

Pinto, Gabriella Mariana Rodrigues; Fonseca, Mateus Gianni. Clube de leitura de popularização da matemática para o engajamento de estudantes do ensino médio em matemática. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024031, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024031

Aprigio, Phellippe; Lübeck, Marcos. Storytelling: uma metodologia ativa para o ensino de Matemática por meio de narrativas. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024032, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024032

Elert, Cristiane Winkel; Grützmann, Thaís Philipsen; Redmer, Alice Carina Venzke. E o dente ainda doía: a literatura infantil e o ensino da matemática em uma prática no 1º ano do Ensino Fundamental. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024033, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024033

Silva, Jonson Ney Dias da; Carvalho, Ilan Carlos Santos de. Era uma vez... o cordel na aula de Matemática. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024034 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024034

Stachelski, Alessandra Heckler; Dalcin, Andréia; Nunes, Luciana Neves. “Jogos Vorazes” nas aulas de Matemática. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024035, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024035

Silva, Izabela Cristina Bezerra da; Guimarães, Gilda Lisbôa. Da leitura à investigação Estatística: literatura infantil e história em quadrinho no 5º ano. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024036, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024036

Coutinho, Kelly Cristina; Martins, Priscila Bernardo. Língua materna e linguagem matemática: uma análise de enunciados aditivos à luz das habilidades de compreensão leitora. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024037, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024037

Oliveira, Adriel Gonçalves; Cunha, Aline Vieira da. Letramento Matemático a partir da obra infantil de Monteiro Lobato: reflexões e possibilidades. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024038, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024038

Santos, Daniela Batista; Kistemann Jr., Marco Aurélio. Matemática e Literatura: conexões interdisciplinares com a Educação Financeira Crítica em uma obra de Calvino. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024041, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024041

Lindemann, John Lennon; Montoito, Rafael. A Filosofia da Lógica de Lewis Carroll. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024042, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024042

Marques, Flávia Clemente; Frant, Janete Bolite. A literatura juvenil no ensino de matemática: alguns infinitos são maiores que outros?. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024043, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024043

Melo, Deymissa Sousa de; Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt. Língua Portuguesa e Matemática: uma prática integradora empregando cantigas de roda. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024043, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024044

Machado, Taynara de Oliveira; Felicio, Cinthia Maria. “Matematizando a História”: uma articulação entre a literatura e a matemática na educação básica. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024045, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024045

Portela, Marcia da Silva Santos; Oliveira, Carloney Alves de. Tecendo Conexões: Literatura e Matemática na Educação Infantil. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024046, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024046
Publicado
2024-12-31
Cómo citar
MONTOITO, R.; OLIVEIRA, A. G. Editorial. Revemop, v. 6, p. e2024047, 31 dic. 2024.
Sección
Matemáticas y Literatura: diferentes épocas, diferentes escrituras y diferentes