Estatística circular aplicada aos dados de localização dos municípios de origem dos alunos do PROFMAT-UFSJ - Campus Santo Antonio
Resumo
O PROFMAT - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é um programa criado com o objetivo de contribuir com a qualificação dos professores da educação básica. O curso é ofertado em Rede Nacional sob coordenação da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) e o IMPA(Instituto de Matemática Pura e Aplicada) em parceira com 77 instituições de ensino superior em todo o Brasil, entre elas a Universidade Federal de São João del Rei- MG (UFSJ). Os alunos matriculados no curso são oriundos, em sua maioria, de municípios próximos à São João del Rei. Assim, estabelecer a abrangência, ou mesmo a distribuição de localização de origem dos alunos atendidos pelo programa no entorno da instituição de ensino superior parceira da SBM, pode ser um fator de interesse para gestão de coordenadores e, posterior divulgação entre os professores de matemática. Desta forma, ter acesso as coordenadas geográficas dos municípios de origem dos alunos fornece um conjunto de dados de interesse, sendo que tais dados podem ser transformados em dados angulares em relação à cidade sede do curso. Para realizar análises com dados angulares se faz necessário o uso da estatística circular, isto é, a análise considerando dados que não devem ser organizados simplesmente na reta real e sim estabelecendo uma disposição circular. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi utilizar a estatística circular para analisar a distribuição de localização de origem dos alunos matriculados no PROFMAT na UFSJ, Campus Santo Antonio.
Referências
[2] Fisher, Nicholas. Statistical anlysis of circular data. Cambridge University Press, New York, 1993.
[3] Jammalamadaka, Sreenivasa Rao and Lund, Ulrich J. The effect of wind direction on ozone levels: a case study. Enviromment ecology statistics, (13):287–298, 2006.
[4] Jammalamadaka, Sreenivasa Rao and SenGupta, A. Topics in circular statistics. World Scientific, New Jersey, 2001.
[5] Kantil, Mardia and Jupp, Peter. Directional statistics. Jonh Wiley & Sons, London, 2000.
[6] Mardia, Kantil. Statistics of directional data. Academic Press, London, 1972.
[7] Menezes, Eliane Barbosa. Um estudo direcional dos estudantes que chegam à UFRB: Uma aplicação da estatística circular. [trabalho de conclusão de curso -TCC]. UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2018.
[8] R Development Core Team. R: A Language and Environment for Statistical Computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria, 2021. ISBN
172 3-900051-07-0.
Copyright (c) 2022 Revista de Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.