Estatística circular aplicada aos dados de localização dos municípios de origem dos alunos do PROFMAT-UFSJ - Campus Santo Antonio

  • Clodoaldo Teodosio Santana da Silva Universidade Federal de Lavras / Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Carla Regina Guimarães Brighenti Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ
  • Luiz Fernando Silva Resende Universidade Federal de Lavras - UFLA
Palavras-chave: Média circular, Variância circular, Comprimento médio

Resumo

O PROFMAT - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é um programa criado com o objetivo de contribuir com a qualificação dos professores da educação básica. O curso é ofertado em Rede Nacional sob coordenação da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) e o IMPA(Instituto de Matemática Pura e Aplicada) em parceira com 77 instituições de ensino superior em todo o Brasil, entre elas a Universidade Federal de São João del Rei- MG (UFSJ). Os alunos matriculados no curso são oriundos, em sua maioria, de municípios próximos à São João del Rei.  Assim, estabelecer a abrangência, ou mesmo a distribuição de localização de origem dos alunos atendidos pelo programa no entorno da instituição de ensino superior parceira da SBM, pode ser um fator de interesse para gestão de coordenadores e,  posterior divulgação entre os professores de matemática. Desta forma, ter acesso as coordenadas geográficas dos municípios de origem dos alunos fornece um conjunto de dados de interesse, sendo que tais dados podem ser transformados em dados angulares em relação à cidade sede do curso. Para realizar análises com dados angulares se faz necessário o uso da estatística circular, isto é, a análise considerando dados que não devem ser organizados simplesmente na reta real e sim estabelecendo uma disposição circular. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi utilizar a estatística circular para analisar a distribuição de localização de origem dos alunos matriculados no PROFMAT na UFSJ, Campus Santo Antonio.

Biografia do Autor

Carla Regina Guimarães Brighenti, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Professora de Estatística do Departamento de Zoologia - Campus Tancredo Neves - Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ.

Doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária - Universidade Federal de Lavras- UFLA

Luiz Fernando Silva Resende, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutorando em Estatística e Experimentação Agropecuária - UFLA

Referências

[1]Falconi, Carlos Eduardo. Calculando distâncias e direções utilizando coordenadas geográficas. < https://www.pilotopolicial.com.br/calculando-distancias-e-direcoes-utilizando-coordenadas-geograficas/>, 2009.
[2] Fisher, Nicholas. Statistical anlysis of circular data. Cambridge University Press, New York, 1993.
[3] Jammalamadaka, Sreenivasa Rao and Lund, Ulrich J. The effect of wind direction on ozone levels: a case study. Enviromment ecology statistics, (13):287–298, 2006.
[4] Jammalamadaka, Sreenivasa Rao and SenGupta, A. Topics in circular statistics. World Scientific, New Jersey, 2001.
[5] Kantil, Mardia and Jupp, Peter. Directional statistics. Jonh Wiley & Sons, London, 2000.
[6] Mardia, Kantil. Statistics of directional data. Academic Press, London, 1972.
[7] Menezes, Eliane Barbosa. Um estudo direcional dos estudantes que chegam à UFRB: Uma aplicação da estatística circular. [trabalho de conclusão de curso -TCC]. UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2018.
[8] R Development Core Team. R: A Language and Environment for Statistical Computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria, 2021. ISBN
172 3-900051-07-0.
Publicado
2022-01-18