Convite para a Seção Temática - “Propostas e Ações decoloniais com Educação Matemática”
A REVEMOP, eISSN: 2596-0245, revista científica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em 2024, abre a chamada para artigos científicos para o Número Temático: “Propostas e Ações Decoloniais com Educação Matemática” com os editores convidados Marco Kistemann (UFJF) e Victor Giraldo (UFRJ).
Este Número Temático tem por objetivo contribuir com reflexões e debates acerca de perspectivas políticas e epistêmicas decoloniais na pesquisa em Educação Matemática no Sul Global. Assim, convidamos autories, autoras e autores a submeter artigos que:
- abordem propostas e ações decoloniais com Educação Matemática em diferentes contextos sociais, culturais e escolares (ou não escolares);
- identifiquem e questionem traços e efeitos da colonialidade em culturas profissionais docentes e em práticas curriculares de matemática, em práticas de pesquisa e em referenciais teóricos e metodológicos em Educação Matemática, em visões socialmente disseminadas sobre a matemática como campo de conhecimentos e como componente curricular;
- identifiquem e questionem etnocentrismos, androcentrismos, antropocentrismos ou outras formas de violência simbólica e de discriminação estrutural contra grupos historicamente subalternizados que estejam associados a esses traços e efeitos.
Poderão ser submetidos textos redigidos em Português, em Espanhol ou em Inglês.
Submissão de Artigos: até 31de março de 2024
Publicação dos Artigos: julho de 2024
IMPORTANTE:
A submissão de artigos deve seguir as normas da Revista Revemop disponíveis em: https://periodicos.ufop.br/revemop/about/submissions
Além do envio na plataforma da Revemop, os artigos devem ser enviados formatados para o email: agenda.kistemann@gmail.com com um arquivo com identificação dos autores e um arquivo sem identificação dos autores. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas neste e--mail também.
Leer más acerca de Convite para a Seção Temática - “Propostas e Ações decoloniais com Educação Matemática”