A Educação Financeira no Ensino Médio em uma escola em São João de Meriti (RJ)
Resumo
O presente artigo trata de um recorte de uma pesquisa de mestrado com temática de Educação Financeira realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual em São João de Meriti / RJ. A pesquisa foi estruturada metodologicamente de acordo com as quatro fases da Engenharia Didática. Os fundamentos teóricos foram subsidiados na teoria das Situações Didáticas, que abordam as relações que ocorrem em sala de aula, entre o professor, o aluno e o saber de Guy Brousseau, em particular, de situações a-didáticas. O objetivo geral foi investigar como os estudantes do 3º ano do Ensino Médio agem em situações cotidianas referentes às finanças pessoais. O principal resultado da pesquisa foi constatar que as atividades possibilitaram aos estudantes refletir e tomar decisões de cunho financeiro percebendo-se como consumidor consciente.
Downloads
Referências
ALMEIDA. Rodrigo Martins de. O movimento das pesquisas em Educação Matemática Financeira Escolar de 1999 a 2015. 2015. 81f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora.
ARTIGUE, Michèle. Engenharia Didática. In: BRUN, Jean. Didática das Matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996, p. 193-217.
BACEN [Banco Central do Brasil]. Relatório de Estabilidade Financeira. Brasília, v. 10, n. 2, p. 1-60, set. 2011.
BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.
D’AQUINO, Cássia. Educação Financeira: como educar seus filhos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
KISTEMANN JR., Marco Aurélio. Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. 2011. 301f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.
MACHADO, Silvia Dias Alcântara. Engenharia Didática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara. (Org.). Educação Matemática: uma introdução. 2 ed. São Paulo: EDUC, 2002, p. 197-208.
SILVA, Rosilaine Motta da; LOZANO, Abel Rodolfo Garcia; RODRIGUES, Chang Kuo. A Família dezmedida na prática das finanças. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Duque de Caxias, v. 6, n. 3, p. 158-166, set./dez. 2016.
SILVA, Rosilaine Mota da. A Família DEZmedida. 2016. 32f. Produto Educacional (Mestrado em Ensino das Ciências). Universidade do Grande Rio. Duque de Caxias.
SILVA, Rosilaine Mota da. Educar financeiramente em situações a-didáticas no Município de São João de Meriti/RJ: algumas possibilidades. 2015. 80f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências). Universidade do Grande Rio. Duque de Caxias.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.