Um panorama de teses e dissertações sobre Educação Matemática no contexto de Escolas do Campo

Palavras-chave: Educação Matemática, Escola do Campo, Formação de Professores

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e analisar as produções acadêmicas sobre Educação Matemática no contexto da Educação do Campo. Assim, optou-se por uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento. Para constituir o corpus de análise, realizaram-se buscas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, adotando como critério as palavras-chave “escola rural” e “escola do campo”. Depois de um refinamento, selecionou-se 20 pesquisas. Para a análise, foram criadas quatro categorias: Levantamento Histórico, Práticas Educativas, Práticas Formativas e Estudo Documental. Foi possível identificar a escassez de pesquisas relacionadas aos contextos rurais na área específica da Educação Matemática, especialmente aquelas que discutam a formação de professores voltada para este contexto ou que apresentem práticas educativas a serem adotadas, sendo assim, este artigo reforça a necessidade de mais pesquisas nesta área.

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Publicado
2019-09-01
Como Citar
SILVA, B.; CRISTOVÃO, E. M. Um panorama de teses e dissertações sobre Educação Matemática no contexto de Escolas do Campo. Revemop, v. 1, n. 3, p. 441-457, 1 set. 2019.
Seção
Artigos