Desafiando o currículo tradicional por conhecimentos tradicionais: do trabalho de campo etnomatemático às práticas em sala de aula

Palavras-chave: Etnografia, Educação etnomatemática, Práticas matemáticas locais, Currículo de Matemática

Resumo

Este artigo fornece uma discussão relacionada ao desenvolvimento de práticas educacionais, tendo como pressupostos básicos o planejamento, a organização e implementação de uma pesquisas de campo etnográfica, a partir da produção de cuias decoradas e incisas, por mulheres artesãs, região de Aritapera, estado do Pará, norte do Brasil. Apresentamos o desenvolvimento inicial da proposta, realizada na região de Aritapera, a partir do planejamento conjunto com professores da região, com base no dimensionamento de um conjunto de atividades locais, para implementação posterior, em sala de aula. Com essa investigação, espera-se contribuir para o campo de pesquisa em Etnomatemática, ao trazer reflexões empíricas visando a efetivação de prática curriculares locais, a partir de boas práticas educacionais.

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Publicado
2020-03-04
Como Citar
MAFRA, J. R. E S. Desafiando o currículo tradicional por conhecimentos tradicionais: do trabalho de campo etnomatemático às práticas em sala de aula. Revemop, v. 2, p. e202006, 4 mar. 2020.
Seção
Perspectivas internacionais da Etnomatemática: da pesquisa à prática