Soluções de Equações Quadráticas por ‘Abd Al-Hamid Ibn Turk na Formação Inicial do Professor de Matemática

Palavras-chave: Equações Quadráticas, Formação Docente, História da Matemática, Tecnologias Digitais, Investigação Matemática

Resumo

Esse trabalho deriva-se de uma pesquisa de mestrado profissional desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esse estudo qualitativo almeja a aliança entre a história da matemática e as tecnologias digitais de informação e comunicação via investigação matemática para abordagem de álgebra geométrica na licenciatura em matemática. Para isso, baseado em Miguel e Miorim (2011), Ponte, Brocardo e Oliveira (2013) e Borba e Penteado (2017), foi elaborado e aplicado um caderno de atividades que trata da solução de equações quadráticas sob ótica de Abd Al-Hamid Ibn Turk, matemático islâmico do século IX. Para coletar dados foram utilizados registros de alunos, diário de campo, entre outros. Os resultados mostraram ampliação do repertório intelectual dos licenciandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Costa de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal. Professora do PPGECNM (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Jéssica Targino Muniz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal. Professora de Matemática (CEDAP), Santa Cruz, RN, Brasil.

Referências

BERGGREN, J. L. Episodes in the mathematics of medieval Islam. New York: Springer, 1986.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Knopp Sari. Investigação qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miryan Godoy. Informática e Educação Matemática. 5 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

DOAK, Robin Santos. Empire of the Islamic world. Rev. ed. p. cm. (Great empires of the past). New York: Chelsea House Publications, 1963.

FAUVEL, John; MAANEN, Jan Van. (Org.). History in Mathematics Education: the ICMI study. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2000.

FOSSA, John Andrew; MENDES, Iran Abreu; VALDÉS, Juan E. Nápoles. A história como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006.

KATZ, Victor J. et al. The mathematics of Egypt, Mesopotamia, China, India, and Islam: a sourcebook. New Jersey: Princeton University Press, 2007.

KATZ, Victor J. A History of Mathematics – An Introduction. 3. ed. Boston: Addison-Wesley, 2009.

MENDES, Iran Abreu. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. Natal: Flecha do Tempo, 2006.

MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Ângela. História na Educação Matemática: propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

MOREY, Bernadete Barbosa; GOMES, Severino Carlos. Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática. Revista REMATEC, Natal, v. 13, n. 27, p. 6-23, jan./abr. 2018.

MUNIZ, Jéssica Targino. Soluções de equações quadráticas por 'Abd al Hamid Ibn Turk na formação inicial do professor de matemática: uma perspectiva orientada pela história da matemática. 2020. 276f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

PETER, Kivanç. Abdulhamid ibn Turk. Disponível em: <https://anadolubilim.com/abdulhamid-Ibn-turk-hayati/> Acesso em 06 maio 2019.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

PONTES, L. M.; BATISTA, A. N. DE S.; PEREIRA, A. C. C. A inserção de textos originais na disciplina de História da Matemática a partir de um problema do documento Sea Island Mathematical Manual. Revemop, v. 3, p. e202101, 1 jan. 2021.

POLIT, Denise F.; BECK, Cheryl Tatano; HUNGLER, Bernadette P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Tradução de Ana Thorell. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ROQUE, Tatiana. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SAYILI, Aydin. Logical Necessities in Mixed Equations by ‘Abd al Hamid Ibn Turk and the Algebra of His Time. Ankara: Turk Tarih Kurumu Basimevi, 1962. Disponível em: <http://www.muslimheritage.com/article/logical-necessities-mixed-equations-abd-al-ham%C3%AEd-Ibn-turk-and-algebra-his-time/> Acesso em 29 maio 2019.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez & Autores Associados,

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

Publicado
2021-02-24
Como Citar
SOUSA, G. C. DE; MUNIZ, J. T. Soluções de Equações Quadráticas por ‘Abd Al-Hamid Ibn Turk na Formação Inicial do Professor de Matemática. Revemop, v. 3, p. e202104, 24 fev. 2021.
Seção
Artigos