Formação do Professor de Matemática Mediada pelo Coordenador Pedagógico
Resumo
Neste artigo, será apresentado o estudo que teve como objetivo compreender possibilidades e desafios ao investigar uma formação em serviço de um professor de matemática, mediada pelo coordenador pedagógico. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo ação-interpretativa, pois o estudo foi desenvolvido na escola onde o pesquisador exerce a função de coordenador pedagógico. Os dados analisados foram obtidos a partir de observações de aulas e do Feedback realizado entre o professor de matemática e o coordenador pedagógico. Os resultados encontrados revelam desafios referentes ao tempo a ser dedicado pelo coordenador pedagógico na elaboração e preparação da pauta formativa e a falta de uma formação específica do Professor Coordenador (PC) para desenvolver formação de professores. Em relação às possibilidades, destaca-se a possibilidade de problematizar a prática real em sala de aula durante o Feedback formativo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. R. de. A dimensão relacional no processo de formação docente: uma abordagem possível. In: BRUNO, E. B. G.; ALMEIDA, L. R.; CHRISTOV, L. H. S. (orgs). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2006.
ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N. de S. Coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade (O). São Paulo: Edições Loyola, 2006.
ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N de S. O papel do coordenador pedagógico. Revista Educação, v. 12, n. 142, p. 7-11, 2009.
CANDAU, V. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: REALE, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (Orgs.). Formação continuada de professores: tendências atuais. São Carlos: Edufscar, 2003.
FONSECA, J. J. S. da. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, 2002.
FREIRE, P. Política e Educação: Ensaios. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GOUVEIA, B.; PLACCO, V. M. N. S. A formação permanente, o papel do coordenador pedagógico e a rede colaborativa. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. O coordenador pedagógico e a formação centrada na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 69-80.
MARIN, A. J. Educação Continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. São Paulo: Papirus, 1995.
NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
OLIVEIRA, C. A. D. O papel do (a) professor (a) coordenador (a) pedagógico (a) na formação em serviço dos (as) docentes do ensino fundamental II: uma análise dessa função em uma rede municipal de ensino do interior paulista. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2018.
PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
PLACCO, V. M. N. S. Formação e Prática do Orientador e do Educador. 5. ed. Campinas: Papirus, 2002.
SAMPAIO, M. M. O coordenador pedagógico e a formação continuada de professores em serviço: uma análise em escolas públicas da região metropolitana do estado de Sergipe. 2018. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
SILVA, P.S.; TRALDI, A. Jr. Linguagem matemática no processo de aprendizagem de um grupo de estudantes surdos. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional São Paulo, v. 16, n. 23, p. 323-347, 2019.
SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora de UFRGS, 2009. p. 31 -42.
SOUZA, L. R de. Formação continuada em serviço: do coordenador pedagógico ao professor: o caso da rede municipal de São Paulo. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2017.