Um mapeamento de pesquisas sobre atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas de forma online
Resumo
Neste artigo apresenta-se um mapeamento de pesquisas que pautaram o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática de forma online. Os aspectos metodológicos de busca, seleção e análise dos trabalhos seguiram as orientações de Randolph (2009). Inicialmente optamos por um mapeamento em dissertações e teses compreendidas no recorte temporal de 2001 a 2018, que foram analisadas por Menezes (2019) e publicado nos Anais da 39ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Para este texto, ampliamos os tipos de trabalhos considerados selecionando, também, artigos de periódicos e de anais de eventos, nacionais e internacionais da área de Educação Matemática. Esse mapeamento aponta que existem poucos trabalhos sobre atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas de forma online, e desses poucos trabalhos, menor ainda é o número daqueles em que as pesquisas investigaram atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas de forma online e totalmente síncrona, revelando esse contexto como promissor para o desenvolvimento de novas pesquisas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. M. W. de; SILVA, K. P. da; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.
BARBOSA, J. C. A dinâmica das discussões dos alunos no ambiente de Modelagem Matemática. In: 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2006, Águas de Lindóia. Anais... Recife: SBEM, 2006. 1 CD-ROM.
BARBOSA, J. C. As relações dos professores com a Modelagem Matemática. In: 8º ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENEM, 2004, Recife. Anais... Recife: SBEM, 2004. 1 CD-ROM.
BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática e a perspectiva sócio-crítica. In: 2º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2003, Santos. Anais... São Paulo: SBEM, 2003b. CD-ROM.
BORSSOI, A. H.; SILVA, K. A. P.; FERRUZZI, E. C. Modelagem matemática no ambiente virtual de ensino e aprendizagem: alguns encaminhamentos. In: 10ª Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2017, Maringá. Anais... Maringá, 2017.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto, 2002.
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda., 2008.
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no ensino. São Paulo: Contexto, São Paulo, 2000.
BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-With-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Springer, 2005. v. 39.
BURAK, D. Modelagem matemática e a sala de aula. In: 1º Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2004, Londrina. Anais... Londrina, 2004.
BURAK, D. Modelagem matemática: uma alternativa para o ensino de matemática na 5ª série. 1987. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1987.
BUSTAMANTE, J. E. G. Modelagem matemática na modalidade online: Análise segundo a teoria da atividade. 2016. 213f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP. Rio Claro, 2016.
COSTA, P. O. Educação on-line na Universidade: o processo de ensinar e aprender cálculo na era das tecnologias digitais. 2010. 145f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia, 2010.
FERREIRA, C. R. Modelagem matemática na Educação Matemática: contribuições e desafios à Formação Continuada de professores na modalidade Educação à Distância online. 2010. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2010.
FERREIRA, C. R.; BURAK, D. Modelagem Matemática: uma experiência com a formação continuada de professores utilizando a educação a distância online. In: 10º Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador, Anais... Salvador, 2010.
FERREIRA, C. R.; BURAK, D. Considerações Iniciais sobre um Curso de Modelagem Matemática em Ambientes Virtuais. In: 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, Londrina. Anais... Londrina, 2009.
FREITAS, J. de F. R. B.; OREY, D. C.; ROSA, M. Propondo a Modelagem Matemática como um Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: 10ª CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2017, Maringá. Anais... Maringá, 2017.
GALLEGUILLOS, J. Proposta e resolução de um problema de modelagem na Educação Matemática online. In: 12º Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo, 2016.
GALLEGUILLOS, J.; BORBA, M. D. C. Expansive movements in the development of mathematical modelling: analysis from an activity theory perspective. ZDM Mathematics Education, v. 50, n. 1-2, p. 129-142, 2018.
MALHEIROS, A. P. dos S. Projetos de Modelagem em um curso de formação on-line. In: 4º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, Taguatinga. Anais... Taguatinga, 2009.
MALHEIROS, A. P. dos S. Educação Matemática online: a elaboração de projetos de Modelagem. 2008. 186 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP. Rio Claro, 2008a.
MALHEIROS, A. P. dos S. Educação Matemática online: a elaboração de projetos de Modelagem. Bolema - Revista Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 21, n. 30, p. 208-209, 2008b.
MATUCHESKI, S. Educação Matemática online: a elaboração de projetos de Modelagem. Bolema - Revista Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 26, n. 42B, p. 763-766, 2012.
MENEZES, R. O. Mapeamento em Dissertações e Teses de Atividades de Modelagem Matemática Desenvolvidas na Modalidade a Distância. In: 39ª REUNIÃO NACIONAL ANPEd, 2019. Anais... Niterói-RJ, 2019.
MEYER, J. F. C. A.; CALDEIRA, A. D.; MALHEIROS, A. P. S. Modelagem em Educação Matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
OREY, D. C.; ROSA, M. Developing a mathematical modelling course in a virtual learning environment. ZDM - The International Journal on Mathematics Education, v. 50, n. 1-2, p. 173-185, 2018.
PARRA-ZAPATA, M. M. et al. Participación de profesores en un ambiente de formación online. Un estudio en modelación matemática. Educación Matemática, México, Distrito Federal, v. 30, n. 1, p. 185–212, abr. 2018.
PARRA-ZAPATA, M. M., Rendón-Mesa, P. A., Molina-Toro, J. F., Sánchez-Cardona, J., Ocam¬po-Arenas, M. C., Villa-Ochoa, J. A. Participación de profesores en un ambien¬te de formación online. Ejemplo de un diseño en modelación matemática. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, 50, p. 3-20, 2017.
PEREIRA, R. S. G. A educação a distância e a formação continuada de professores de matemática: contribuições de um contexto formativo para a base de conhecimento docente (Tese de Doutorado) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Presidente Prudente, 2015.
RANDOLPH, J. J. A Guide to Writing the Dissertation Literature Review. Practical Assessment Research Evaluation, v.14, 2009.
ROSA, M. From reality to mathematical modelling: A proposal for using ethnomathematical knowledge. College of Education. Sacramento: California State University, Sacramento (CSUS), 2000.
SANTANA, T. Analisando aspectos da organização de um curso de Modelagem a distância: uma contribuição para o debate da pedagogia on-line na educação matemática. In: 8ª CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2013, Santa Maria. Anais... Santa Maria, 2013.
SANTANA, T. Avaliação discente de um curso de modelagem matemática à distância. 2010. 122f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2010.
SCHROETTER, S. M.; STAHL, N. S.; CHRYSOSTOMO, C. S.; DUNCAN, C. R. A escrita e o pensamento matemático no ambiente virtual utilizando a modelagem matemática: experiência de uma turma de 9ºano. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.18, n.1, p. 373-396, 2016.
STAHL, N. S. P. O Ambiente e a Modelagem Matemática no Ensino do Cálculo Numérico. Campinas. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 2003.
Copyright (c) 2021 Revemop
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.