Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática

Palavras-chave: Formação inicial, Situação desencadeadora da aprendizagem, Clube de matemática

Resumo

Neste artigo discute-se o potencial do Clube de Matemática como lócus de aprendizagem da docência, tendo o planejamento compartilhado de tarefas de ensino como organizador da atividade de professores de Matemática em formação inicial. Nesse viés o objetivo desse artigo é investigar as contribuições do processo de elaboração de uma Situação Desencadeadora da Aprendizagem (SDA) para a aprendizagem da docência de professores que participam do Clube de Matemática. A SDA foi desenvolvida, com base em uma história virtual na forma de uma história em quadrinhos intitulada “Os Agnuns”. A HQ abordava os nexos relacionados ao sistema de numeração. O experimento formativo foi adotado como metodologia de pesquisa. Os resultados demonstraram uma mudança de sentidos em relação à formação docente que esteve todo o tempo sustentada com base na intencionalidade e organização de ações no Clube. Também houve indícios da constituição da atividade principal desses professores em formação, salientando o quão é relevante a apropriação conceitual permitida nesse espaço formativo peculiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cezar Augusto Ferreira, Universidade Estadual de Goiás

Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2019). Professor da Escola municipal Leopoldo Moreira (2019), São Simão, Goiás, Brasil.

Maria Marta da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2018). Professora da Universidade Estadual de Goiás (2002), Quirinópolis, Goiás, Brasil

Wellington Lima Cedro, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Professor da Universidade Federal de Goiás (2005), Goiânia, Goiás, Brasil.

Referências

BERNARDES, Maria ELiza Mattosinho. Ensino e aprendizagem como unidade dialética na atividade pedagógica. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, 13, p. 235-242, 2009.

CEDRO, Wellington Lima (Org.). Clube de Matemática: vivências, experiências e reflexões. Curitiba: CRV, 2015.

CEDRO, Wellington Lima. O motivo e a atividade de aprendizagem do professor de matemática: uma perspectiva histórico-cultural. 2008.Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

CEDRO, Wellington Lima. O espaço de aprendizagem e a atividade de ensino: O Clube de Matemática. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

CEDRO, Wellington Lima; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Uma perspectiva histórico-cultural para o ensino de álgebra: o clube de matemática como espaço de aprendizagem. Zetetike, Campinas, 15(1), p. 37–56. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.20396/zet.v15i27.8647015. Acesso em 10 mar. 2020.

DAVYDOV, V. V. Problemas do Ensino Desenvolvimental - A Experiência da Pesquisa Teórica e Experimental na Psicologia. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas. 1988. Disponível em:

http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5146/material/Davydov%20Texto%20completo%202009%20jun.doc. Acesso em: 04 de jan. 2015.

DAVIDOV, Vasili; MARKOVA, A. K. La concepción de la actividad de estudio en los escolares. In: SHUARE, Martha. La psicologia evolutiva em La URSS: Antologia. Móscu: Editorial Progreso, 1987.

DAVYDOV, Vasili. Tipos de generalización en la enseñanza. 3. ed. Habana: Pueblo y Educación, 1982.

FERREIRA, Cezar Augusto. A aprendizagem da docência em matemática a partir da elaboração de uma situação desencadeadora da aprendizagem. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.

KOPNIN, Pavel. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LIBÂNEO, Jose Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1999.

LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira. Aprendizagem da docência em matemática: o Clube de Matemática como espaço de formação inicial de professores. Passo Fundo: Editora UPF, 2009.

MESZÁROS, Istvan. Educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

MORAES, Silvia Pereira Gonzaga; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: contribuições da teoria histórico-cultural. Bolema. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 33, p. 97-116, 2009.

MORETTI, Vanessa Dias. Professores de matemática em atividade de ensino: uma perspectiva histórico-cultural para a formação docente. 2007. 206f. Tese (Doutorado em Educação: Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A dimensão da alfabetização na educação matemática infantil. In: KISHIMOTO, T. M; OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (Orgs.). Em busca da pedagogia da infância: pertencer e participar. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 110-135.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Pesquisa colaborativa: um foco na ação formadora. In: BARBOSA, Raquel L. Leite (Org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Unesp, 2004, p. 257-284.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A atividade de ensino como ação formadora. In: CASTRO, Ana; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de (Org.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002, p.143-162.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema, Rio Claro, 12, p. 29-43, 1996.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A construção do signo numérico em situação de ensino. Tese (Doutorado em Educação: Ensino de Ciências e Matemática – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de, ARAÚJO, Elaine Sampaio, MORETTI, Vanessa Dias, PANOSSIAN, Maria Lucia, RIBEIRO, Flavia Dias, A Atividade Orientadora de Ensino Como Unidade Entre Ensino e Aprendizagem. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo de (Org.) A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília, DF: Liber Livro, 2010.

OLIVEIRA, Daniela Cristina; CEDRO, Wellington Lima. O Ensino de Matemática nos Anos Iniciais: o Brincar e a Atividade de Estudo no Clube de Matemática. Revista Teoria e Pratica da Educação, Maringá - PR, v. 18, n.2, p. 41-54, Mai/Ago, 2015.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2002.

RADFORD, Luis. Sobre Psicologia, Epistemologia Histórica e o Ensino da Matemática: Rumo a uma história sociocultural da Matemática. In: RADFORD, Luis. Cognição Matemática: História, Antropologia e Epistemologia. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2011.

RIGON, Algacir Jose; ASBAHR, Flavia. da Silva Ferreira; MORETTI, Vanessa Dias. Sobre o Processo de humanização. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo de (Org.). A Atividade Pedagógica na Teoria Histórico- Cultural. Brasília: Líber, 2010, p. 13-44.

ROSA, Joselia Euzebio; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga; CEDRO, Wellington Lima. A Formação do Pensamento Teórico em uma Atividade de Ensino de Matemática. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber livro. 2010, p. 135-154.

SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Filosofia da práxis .2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

SILVA, Maria Marta da. A apropriação dos aspectos constituintes da Atividade Pedagógica por professores de Matemática em formação inicial. Tese (Doutorado em Educação Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

SILVA, Maria Marta da; SOUZA, Roberto Barcelos. Formação Inicial De Professores De Matemática: O Clube De Matemática Como Espaço De Aprendizagem Da Docência. TEMPORIS [AÇÃO], Cidade de Goiás, v. 18, p. 49-70, 2019.

VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. Tradução Jéferson Luiz Camargo; revisão técnica José Cipolla Neto. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

Publicado
2021-07-26
Como Citar
FERREIRA, C. A.; SILVA, M. M. DA; CEDRO, W. L. Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática. Revemop, v. 3, p. e202121, 26 jul. 2021.
Seção
Pesquisas em Educação Matemática e suas relações com a área da Educação