Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática
Resumo
Neste artigo discute-se o potencial do Clube de Matemática como lócus de aprendizagem da docência, tendo o planejamento compartilhado de tarefas de ensino como organizador da atividade de professores de Matemática em formação inicial. Nesse viés o objetivo desse artigo é investigar as contribuições do processo de elaboração de uma Situação Desencadeadora da Aprendizagem (SDA) para a aprendizagem da docência de professores que participam do Clube de Matemática. A SDA foi desenvolvida, com base em uma história virtual na forma de uma história em quadrinhos intitulada “Os Agnuns”. A HQ abordava os nexos relacionados ao sistema de numeração. O experimento formativo foi adotado como metodologia de pesquisa. Os resultados demonstraram uma mudança de sentidos em relação à formação docente que esteve todo o tempo sustentada com base na intencionalidade e organização de ações no Clube. Também houve indícios da constituição da atividade principal desses professores em formação, salientando o quão é relevante a apropriação conceitual permitida nesse espaço formativo peculiar.
Downloads
Referências
BERNARDES, Maria ELiza Mattosinho. Ensino e aprendizagem como unidade dialética na atividade pedagógica. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, 13, p. 235-242, 2009.
CEDRO, Wellington Lima (Org.). Clube de Matemática: vivências, experiências e reflexões. Curitiba: CRV, 2015.
CEDRO, Wellington Lima. O motivo e a atividade de aprendizagem do professor de matemática: uma perspectiva histórico-cultural. 2008.Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
CEDRO, Wellington Lima. O espaço de aprendizagem e a atividade de ensino: O Clube de Matemática. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
CEDRO, Wellington Lima; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Uma perspectiva histórico-cultural para o ensino de álgebra: o clube de matemática como espaço de aprendizagem. Zetetike, Campinas, 15(1), p. 37–56. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.20396/zet.v15i27.8647015. Acesso em 10 mar. 2020.
DAVYDOV, V. V. Problemas do Ensino Desenvolvimental - A Experiência da Pesquisa Teórica e Experimental na Psicologia. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas. 1988. Disponível em:
http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5146/material/Davydov%20Texto%20completo%202009%20jun.doc. Acesso em: 04 de jan. 2015.
DAVIDOV, Vasili; MARKOVA, A. K. La concepción de la actividad de estudio en los escolares. In: SHUARE, Martha. La psicologia evolutiva em La URSS: Antologia. Móscu: Editorial Progreso, 1987.
DAVYDOV, Vasili. Tipos de generalización en la enseñanza. 3. ed. Habana: Pueblo y Educación, 1982.
FERREIRA, Cezar Augusto. A aprendizagem da docência em matemática a partir da elaboração de uma situação desencadeadora da aprendizagem. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
KOPNIN, Pavel. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LIBÂNEO, Jose Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1999.
LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira. Aprendizagem da docência em matemática: o Clube de Matemática como espaço de formação inicial de professores. Passo Fundo: Editora UPF, 2009.
MESZÁROS, Istvan. Educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
MORAES, Silvia Pereira Gonzaga; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: contribuições da teoria histórico-cultural. Bolema. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 33, p. 97-116, 2009.
MORETTI, Vanessa Dias. Professores de matemática em atividade de ensino: uma perspectiva histórico-cultural para a formação docente. 2007. 206f. Tese (Doutorado em Educação: Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A dimensão da alfabetização na educação matemática infantil. In: KISHIMOTO, T. M; OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (Orgs.). Em busca da pedagogia da infância: pertencer e participar. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 110-135.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Pesquisa colaborativa: um foco na ação formadora. In: BARBOSA, Raquel L. Leite (Org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Unesp, 2004, p. 257-284.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A atividade de ensino como ação formadora. In: CASTRO, Ana; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de (Org.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002, p.143-162.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema, Rio Claro, 12, p. 29-43, 1996.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A construção do signo numérico em situação de ensino. Tese (Doutorado em Educação: Ensino de Ciências e Matemática – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de, ARAÚJO, Elaine Sampaio, MORETTI, Vanessa Dias, PANOSSIAN, Maria Lucia, RIBEIRO, Flavia Dias, A Atividade Orientadora de Ensino Como Unidade Entre Ensino e Aprendizagem. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo de (Org.) A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília, DF: Liber Livro, 2010.
OLIVEIRA, Daniela Cristina; CEDRO, Wellington Lima. O Ensino de Matemática nos Anos Iniciais: o Brincar e a Atividade de Estudo no Clube de Matemática. Revista Teoria e Pratica da Educação, Maringá - PR, v. 18, n.2, p. 41-54, Mai/Ago, 2015.
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2002.
RADFORD, Luis. Sobre Psicologia, Epistemologia Histórica e o Ensino da Matemática: Rumo a uma história sociocultural da Matemática. In: RADFORD, Luis. Cognição Matemática: História, Antropologia e Epistemologia. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2011.
RIGON, Algacir Jose; ASBAHR, Flavia. da Silva Ferreira; MORETTI, Vanessa Dias. Sobre o Processo de humanização. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo de (Org.). A Atividade Pedagógica na Teoria Histórico- Cultural. Brasília: Líber, 2010, p. 13-44.
ROSA, Joselia Euzebio; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga; CEDRO, Wellington Lima. A Formação do Pensamento Teórico em uma Atividade de Ensino de Matemática. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber livro. 2010, p. 135-154.
SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Filosofia da práxis .2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
SILVA, Maria Marta da. A apropriação dos aspectos constituintes da Atividade Pedagógica por professores de Matemática em formação inicial. Tese (Doutorado em Educação Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
SILVA, Maria Marta da; SOUZA, Roberto Barcelos. Formação Inicial De Professores De Matemática: O Clube De Matemática Como Espaço De Aprendizagem Da Docência. TEMPORIS [AÇÃO], Cidade de Goiás, v. 18, p. 49-70, 2019.
VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. Tradução Jéferson Luiz Camargo; revisão técnica José Cipolla Neto. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
Copyright (c) 2021 Revemop
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.