Os princípios da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) e a Educação Escolar como direito
Resumo
Neste artigo compartilha-se uma pesquisa cujos fundamentos teórico-metodológicos partem da Perspectiva Histórico-Cultural em consonância com o Materialismo Histórico-Dialético (MHD). Concebe que o direito à educação escolar decorre desta acarretar mais implicações na formação e desenvolvimento humano. Assim, busca apresentar uma investigação teórico-bibliográfica da relação dos princípios da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) e a educação escolar como direito. A questão norteadora é: qual a relação entre a AOE e a educação escolar como direito? A pesquisa demonstra que os princípios pautados pela AOE afirmam a educação escolar como Atividade que visa a unidade entre o trabalho do professor e do aluno preconizando a formação e o desenvolvimento humano para transformação da sociedade. Considera que o estudo desta relação é importante no nicho presente, tendo em vista que desvela a importância deste direito estar previsto na legislação, declarado como fundamental e o Estado o responsável pela garantia deste ser público subjetivo.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Sampaio Elaine. Atividade orientadora de ensino: princípios e práticas para organização do ensino de matemática. RPEM, Campo Mourão, v.8, n.15. jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.123-146
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.
BRASIL. Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília: Centro Gráfico, 1988.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 245-262, julho/ 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000200010
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre a educação e a estrutura econômico-social capitalista. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
KOSIK. Karel. A Dialética do Concreto. 2. ed. Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LIBÂNEO, José Carlos. Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano. Educação & Realidade [online], Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650. Epub Mar 20, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623646132.
MAGALHÃES, Giselle Modé; MARTINS, Ligia. M. Onze teses sobre a relação entre psicologia educacional e pedagogia escolar. Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 55, 7 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19150
MARTINS, LIGIA. Elementos Fundamentais da Prática Pedagógica. In: MESQUITA, Afonso Mancuso; FANTIN, Fernanda Carneiro Bechara; ASBAHR, Flávia Ferreira da Silva (Orgs.) Currículo Comum para o Ensino Fundamental Municipal. Bauru: Prefeitura Municipal de Bauru, 2016.
MOURA, Manoel Oriosvaldo; SFORNI, Marta Sueli de Faria; LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira. A objetivação do ensino e o desenvolvimento do modo geral da aprendizagem da atividade pedagógica. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo. (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017.
MOURA, Manoel Oriosvaldo. A objetivação do currículo na atividade pedagógica. Obutchénie: R. de Didat. e Psic. Pedag. Uberlândia, v.1, n.1, p.98-128, jan./abr. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.010101/XXXXX2017-5 .
MOURA, Manoel Oriosvaldo (orgs.). A atividade pedagógica na teoria Histórico-Cultural. Brasília: Liber livro, 2010.
MOURA, Manoel Oriosvaldo. O educador matemático na coletividade de formação: uma experiência com a escola pública. 2000. 131f. Tese (Livre Docência em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
MOURA, Manoel Oriosvaldo. A construção do signo numérico em situação de ensino. 1992, 151f. Tese (Doutorado em Educação: Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade de São Paulo, 1992.
RANIERI, Nina Beatriz Stocco. O novo cenário jurisprudencial do direito à educação no Brasil: o ensino domiciliar e outros casos no Supremo Tribunal Federal. Pro-Posições, Campinas, v. 28, n. 2 (83), Maio/Ago. 2017Doi: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0008
Copyright (c) 2021 Revemop
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.