Os princípios da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) e a Educação Escolar como direito

Palavras-chave: Formação e desenvolvimento humano, Educação escolar, Direito, Perspectiva Histórico-Cultural

Resumo

Neste artigo compartilha-se uma pesquisa cujos fundamentos teórico-metodológicos partem da Perspectiva Histórico-Cultural em consonância com o Materialismo Histórico-Dialético (MHD). Concebe que o direito à educação escolar decorre desta acarretar mais implicações na formação e desenvolvimento humano. Assim, busca apresentar uma investigação teórico-bibliográfica da relação dos princípios da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) e a educação escolar como direito. A questão norteadora é: qual a relação entre a AOE e a educação escolar como direito? A pesquisa demonstra que os princípios pautados pela AOE afirmam a educação escolar como Atividade que visa a unidade entre o trabalho do professor e do aluno preconizando a formação e o desenvolvimento humano para transformação da sociedade. Considera que o estudo desta relação é importante no nicho presente, tendo em vista que desvela a importância deste direito estar previsto na legislação, declarado como fundamental e o Estado o responsável pela garantia deste ser público subjetivo.

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Biografia do Autor

Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Patricia Sandalo Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil Estado.

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Brasil.

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Publicado
2021-08-21
Como Citar
ANDRADE, S. V. R. DE; PEREIRA, P. S.; LOPES, A. R. L. V. Os princípios da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) e a Educação Escolar como direito. Revemop, v. 3, p. e202124, 21 ago. 2021.
Seção
Pesquisas em Educação Matemática e suas relações com a área da Educação