O estágio nos cursos de licenciatura em matemática em universidades baianas: recontextualizações e (re)existências

Palavras-chave: Diretrizes, Projetos Pedagógicos, Licenciatura em Matemática, Estágio Curricular Supervisionado, Recontextualização

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação que teve por objetivo analisar como foram recontextualizados os textos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Matemática em universidades estaduais e federais do estado da Bahia. Nesta investigação, nosso foco recaiu sobre a proposta delineada para a oferta do componente curricular Estágio. Apoiamo-nos em uma abordagem qualitativa, operacionalizada por meio da análise documental. Os dados foram analisados e categorizados à luz do que propõe Basil Bernstein, considerando-se dois eixos: princípios norteadores das resoluções para a proposta de Estágio e princípios estratégicos das resoluções para a organização e operacionalização da proposta de Estágio. Os resultados apontam para convergências e divergências na operacionalização dos projetos, o que permite inferir que os textos encontrados nas DCN foram recontextualizados de forma seletiva nos PPC.

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Biografia do Autor

Mayara Miranda Santos, Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora do Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus de São Raimundo Nonato, Piauí, Brasil.

Flávia Cristina de Macêdo Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Marta Élid Amorim, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera, de São Paulo.  Professora da Unversidade Federal de Sergipe, campus Itabaiana, Sergipe, Brasil

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Publicado
2021-08-21
Como Citar
SANTOS, M. M.; SANTANA, F. C. DE M.; AMORIM, M. ÉLID. O estágio nos cursos de licenciatura em matemática em universidades baianas: recontextualizações e (re)existências. Revemop, v. 3, p. e202125, 21 ago. 2021.
Seção
Pesquisas em Educação Matemática e suas relações com a área da Educação