O texto do material planejado de uma formação e-learning em modelagem matemática tematizando bullying

Palavras-chave: Discurso instrucional de modelagem, Formação de professor, Educação básica

Resumo

Esta pesquisa teve como propósito identificar os textos do discurso instrucional de modelagem matemática, tematizando o bullying, dos materiais planejados pelos formadores, que foram operados na relação pedagógica entre formadores e professores da educação básica, que participaram de uma formação e-learning. O estudo foi desenvolvido com base em dados do projeto de pesquisa interinstitucional, financiado pelo CNPq, Modelagem matemática na educação básica: efeitos de um ensino problematizador. A partir da análise documental do planejamento da formação foram desenvolvidas categorias de análise, em uma abordagem qualitativa, por meio do modelo sociológico da linguagem de descrição proposta por Basil Bernstein. Os resultados identificam a importância da modelagem e a experiência no espaço remoto, bem como, a modelagem matemática como forma de reconhecer o fenômeno bullying pelos professores em formação.

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Biografia do Autor

Larissa Borges de Souza Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Colégio Despertar, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Ana Virginia de Almeida Luna, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Professora Adjunta (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil.

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Publicado
2021-08-21
Como Citar
LIMA, L. B. DE S.; LUNA, A. V. DE A. O texto do material planejado de uma formação e-learning em modelagem matemática tematizando bullying. Revemop, v. 3, p. e202126, 21 ago. 2021.
Seção
Pesquisas em Educação Matemática e suas relações com a área da Educação