Avaliação de uma proposta educacional para o desenvolvimento do raciocínio algébrico a partir da noção de linearidade

Palavras-chave: Abordagem ontosemiótica, Raciocínio Algébrico, Linearidade

Resumo

Apresentamos os resultados da avaliação da proposta de uma instituição escolar, no que se refere à evolução do Raciocínio Algébrico Elementar (RAE), tendo como foco de atenção a noção de linearidade. A noção de configuração ontosemiótica permitiu a construção de um significado de referência da linearidade na educação básica peruana (fundamental e médio) e os níveis do RAE foram adaptados a essa noção para avaliar sua prática matemática. Os resultados determinam que nesta instituição a noção de linearidade se desenvolve nos diferentes anos do ensino básico e médio e que, embora sua seja promovida, esta só se faz no terceiro nível de algebrização. Assim, a contribuição fundamental consiste em articular os significados de linearidade e RAE para analisar uma determinada proposta educacional.

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Biografia do Autor

Cecilia Gaita, Pontificia Universidad Católica del Perú

Doutora em Didáctica de la Matemática pela Universidade de Valladolid (UVa), España. Professora da Pontificia Universida Católica del Perú (PUCP), Lima, Perú.

Raúl Supo, Pontificia Universidad Católica del Perú

Mestre em Enseñanza de las Matemáticas pela Pontificia Universidad Católica del Perú (Perú). Professor do Innova Schools, Lima, Perú.

Francisco Ugarte, Pontificia Universidad Católica del Perú

Doutor em Matemáticas pela Universidade de Valladolid (UVa), España.Professor da Pontificia Universida Católica del Perú (PUCP), Lima, Perú.

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Publicado
2021-10-30
Como Citar
GAITA, C.; SUPO, R.; UGARTE, F. Avaliação de uma proposta educacional para o desenvolvimento do raciocínio algébrico a partir da noção de linearidade. Revemop, v. 3, p. e202134, 30 out. 2021.
Seção
Enfoque Ontosemiótico: abordagens teóricas, metodológicas e práticas