Planejamento e implementação de uma proposta de estudos para a Geometria na perspectiva do Enfoque Ontosemiótico
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte dos resultados de uma investigação que tomou como referência as ferramentas do Enfoque Ontosemiótico (EOS) para o desenvolvimento e implementação de uma proposta de estudos de recuperação para a Geometria dos anos finais do Ensino Fundamental. A investigação, de base qualitativa, foi realizada com estudantes do 9º ano de uma Escola Municipal de São Leopoldo/RS. Serão apresentadas reflexões e análises produzidas sobre o material de estudos Figuras Geométricas. Os resultados apontaram que as dimensões interacional, emocional e mediacional, em grande parte dos seus componentes e indicadores, atingiram um grau alto de idoneidade. Porém, com relação argumentação, relações e síntese, tanto no que se refere ao material produzido como também nos significados atribuídos pelos estudantes, esse grau de idoneidade se revelou médio.
Downloads
Referências
ANDRADE, José Antônio Araújo. O ensino de geometria: uma análise das atuais tendências, tomando como referência as publicações nos Anais dos ENEM’s. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação. Universidade de São Francisco, Itatiba, 2004.
ANDRADE, Luísa Silva. Currículos de Matemática no Ensino Médio: um olhar sob s perspectiva do Enfoque Ontosemiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Luterana do Brasil, Canoas. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática, terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 11 fev, 2014.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 21 jun, 2021.
CRESCENTI, Eliane Portalone. Os professores de Matemática e a Geometria: opiniões sobre a área e seu ensino. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação.Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2380/TeseEPC.pdf?sequence=1. Acesso em: 29 jun, 2021.
GODINO, Juan Díaz. Indicadores de la idoneidade didáctica de processos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. In: XIII CIAEM – IACME. Anais. Recife, 2011. Disponível em: http://www.ugr.es/~jgodino/eos/jdgodino_indicadores_idoneidad.pdf. Acesso em: 10 jun, 2021.
GODINO, Juan Díaz. Origen y aportaciones de la perspectiva ontosemiótica de investigación en Didáctica de la Matemática. In A. Estepa, A. Contreras, J. Deulofeu, M. C. Penalva, F. J. García y L. Ordóñez (Eds.), Investigación en Educación Matemática XVI. p. 49 - 68. Jaén: SEIEM, 2012. Diponível em: http://www.ugr.es/~jgodino/eos/origen_EOS_Baeza_2012.pdf. Acesso em: 11 jun, 2021
GODINO, Juan Díaz. Indicadores de la idoneidad didáctica de procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática. nº11, p. 111-132, 2013. Disponível em http://revistas.ucr.ac.cr/index.php/cifem/article/viewFile/14720/13965. Acesso em: 19 mar, 2021.
GODINO, Juan Diaz; BATANERO, Carmen.; FONT, Vicenç. Um enfoque onto-semiótico do conhecimento e a instrução matemática. Acta Scientiae - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Canoas, v. 10, n.2, jul./dez., 2008. p. 07- 37. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/62. Acesso em 30 mar, 2021.
GODINO, Juan Díaz; RIVAS, Hernán; ARTEAGA, Pedro. Inferencia de indicadores de idoneidad didáctica a partir de orientaciones curriculares. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 2, jul./dez. p. 331-354. 2012 Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa>. Acesso em: 06 jun, 2021.
GODINO, Juan Diaz.; BENCOMO, Delisa.; FONT, Vicenç.; WILHELMI, Miguel R. Análisis y valoración de la idoneidad didáctica de procesos de estudio de las matemáticas. Paradigma, V.XXVII, nº 2, p. 221-252, 2006. Disponível em: http://www.ugr.es/~jgodino/funcionessemioticas/idoneidad-didactica.pdf. Acesso em: 26 mar, 2015.
GODINO, Juan Diaz.; BATANERO, Carmen.; CONTRERAS, Ángel.; ESTEPA, Antonio Castro.; LACASTA, Eduardo.; WILHELMI, Miguel R. La ingeniería didáctica como investigación basada en el diseño. Versión ampliada en español de la comunicación presentada en el CERME 8 (Turquía, 2013) con el título, "Didactic engineering as design-based research in mathematics education”, 2013. Disponível em: http://www.ugr.es/~jgodino/eos/JDGodino%20et%20al_2013%20Ingenieria%20didactica.pdf . Acesso em: 6 jun, 2021.
GODINO, Juan Diaz; BATANERO, Carmen; BURGOS, María; GEA, María M. Una perspectiva ontosemiótica de los problemas y métodos deinvestigación en educación matemática. Revemop, Ouro Preto, Brasil, v.3, n.202107, p. 1-30, 2021. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.e202107
GODINO, Juan Diaz. De la ingeniería a la idoneidad didáctica en educación matemática. Revemop, Ouro Preto, Brasil, v.3, n.202129, p. 1-26, 2021. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.e202129
LEMOS, Andrielly Viana. Estudos de recuperação no ensino fundamental: uma investigação no âmbito da geometria sob a perspectiva do enfoque ontossemiótico do conhecimento e da instrução matemática. Tese – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2017.
LEMOS, Andrielly Viana.; KAIBER, Carmen Teresa. Estudos de Recuperação: uma proposta para a Geometria dos anos finais do Ensino Fundamental sob a perspectiva do Enfoque Ontossemiótico In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática - CIEM, 2017, Canoas. Anais do VII CIEM. Canoas: ULBRA, 2017.
LORENZATO, Sergio. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática em revista, v. 3, nº 4, p. 3-13, 1995.
PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino da Geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetiké. Campinas, SP. Ano I, n° 1, p.7-17, 1993.
PIRES, Célia Maria Carolino. Currículos de Matemática: Da Organização Linear à Idéia de Rede. São Paulo: FTD, 2000.
Copyright (c) 2021 Revemop
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.