Planejamento e implementação de uma proposta de estudos para a Geometria na perspectiva do Enfoque Ontosemiótico

Palavras-chave: Enfoque Ontosemiótico, Idoneidade Didática, Geometria, Figuras Geoétricas, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte dos resultados de uma investigação que tomou como referência as ferramentas do Enfoque Ontosemiótico (EOS) para o desenvolvimento e implementação de uma proposta de estudos de recuperação para a Geometria dos anos finais do Ensino Fundamental. A investigação, de base qualitativa, foi realizada com estudantes do 9º ano de uma Escola Municipal de São Leopoldo/RS. Serão apresentadas reflexões e análises produzidas sobre o material de estudos Figuras Geométricas. Os resultados apontaram que as dimensões interacional, emocional e mediacional, em grande parte dos seus componentes e indicadores, atingiram um grau alto de idoneidade. Porém, com relação argumentação, relações e síntese, tanto no que se refere ao material produzido como também nos significados atribuídos pelos estudantes, esse grau de idoneidade se revelou médio.

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Biografia do Autor

Andrielly Viana Lemos, Universidade Luterana do Brasil

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana dp Brasil, campus Canoas. Professora Tutora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS, Brasil.

Carmen Teresa Kaiber, Universidade Luterana do Brasil

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha. Professora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS, Brasil.

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Publicado
2021-09-09
Como Citar
LEMOS, A. V.; KAIBER, C. T. Planejamento e implementação de uma proposta de estudos para a Geometria na perspectiva do Enfoque Ontosemiótico. Revemop, v. 3, p. e202130, 9 set. 2021.
Seção
Enfoque Ontosemiótico: abordagens teóricas, metodológicas e práticas