O Mapeamento Sistemático e a pesquisa qualitativa: (Inter)conexões com os paradigmas da educação

Palavras-chave: paradigmas educacionais, mapeamento sistemático, Cálculo Diferencial e Integral

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar as (inter) relações entre paradigmas da Educação e do Mapeamento Sistemático, numa conversa com o texto de Ivan Fortunato “Cientificamente comprovado (?)” e a “Árvore do conhecimento” de Maturana e Varela. No processo de análise, buscamos uma interconectividade entre a Filosofia da(s) Ciência(s), a pesquisa qualitativa e o Mapeamento Sistemático, nos apoiando na História da Matemática, nas obras de M.C. Escher e até na cultura pop. Como conclusão, ou melhor, como indicação final neste trabalho apontamos como o Mapeamento Sistemático pode auxiliar o trabalho de outros pesquisadores ao se tornar um ponto de salvaguarda em seus futuros trabalhos.

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Biografia do Autor

Antonio Carlos Fonseca Pontes Junior, Universidade Federal do Acre

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), campus Sorocaba. Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Sorocaba, São Paulo, Brasil.

Referências

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Publicado
2022-07-03
Como Citar
PONTES JUNIOR, A. C. F.; SICARDI NAKAYAMA, B. C. M. O Mapeamento Sistemático e a pesquisa qualitativa: (Inter)conexões com os paradigmas da educação. Revemop, v. 4, p. e202219, 3 jul. 2022.
Seção
Artigos