Geometria Plana em exames estandardizados: uma análise do ENEM, ENCCEJA E ENADE

Palavras-chave: Geometria Plana, Exames estandardizados, ENEM, ENCCEJA, ENADE

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre como a Geometria Plana está inserida em três exames estandardizados: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja); e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, que assume uma abordagem qualitativa, em que a análise dos dados foi realizada de maneira descritiva e interpretativa. Os resultados apresentados evidenciaram as potencialidades e a adaptabilidade desse conteúdo em avaliações externas aplicadas em larga escala para diferentes níveis e modalidades de ensino. Desse modo, espera-se que este estudo possa auxiliar estudantes e professores, considerando o processo de ensino e aprendizagem da disciplina, trazendo ganhos para a melhoria da qualidade da educação, evidenciada por meio dos exames estandardizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Emidio Andrade Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Substituta do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Guarapari, Brasil.

Denilson Junio Marques Soares, Instituto Federal de Minas Gerais / Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo Professor do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Piumhi, Brasil.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Brasil.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília, 1988.

BRASIL. Portaria MEC nº 438, de 28 de maio de 1998. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Diário Oficial da União, Brasília, 28 mai. 1998.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental e Ensino Médio, Diário Oficial da União, Brasília, 1999.

BRASIL. Portaria nº 2.270, de 14 de agosto de 2002. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diário Oficial da União, Brasília, 2002.

BRASIL. Lei n° 10.861 de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2004.

BRASIL. Matriz de Referência para o ENCCEJA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, 2005.

BRASIL. Portaria Inep n° 109 de 27 de maio de 2009. Estabelece a sistemática para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio no exercício de 2009 (ENEM/2009). Diário Oficial da União, Brasília, 28 mai. 2009a.

BRASIL. Matriz de Referência para o ENEM. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, 2009b.

BRASIL. Exame nacional de desempenho dos estudantes (ENADE)/Matemática – Licenciatura. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, 2017a.

BRASIL. Exame nacional de desempenho dos estudantes (ENADE)/Matemática - Bacharelado. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, 2017b.

BRASIL. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)/Matemática. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, 2019a.

BRASIL. Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA)/Matemática. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, 2019b.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

FUSARI, José Cerchi. O papel do planejamento na formação escolar de educador. São Paulo: SE, 1998.

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de investigaciones UNAD, v. 14, n. 2, p. 55-73, jul./dez. 2015.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Em Aberto, v. 5, n. 31, p. 43-48, jul./set. 1986.

MARQUES, Rodrigo; STIEG, Ronildo; SANTOS, Wagner dos. Exames estandardizados: uma análise dos modelos e das teorias na produção acadêmica. Meta: avaliação, v. 12, n. 34, p. 1-27, jan./mar. 2020.

OLIVEIRA, Fabio Caires; BUCHARDT, Arlete Tavares. Formação continuada: uma proposta de prática investigativa e interdisciplinar para o ensino de geometria plana. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 75-90, 2018.

PINTO, Fidelina Maria Candido et al. Aplicação De Métodos Alternativos No Ensino Da Geometria Plana. Anais ... Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica-SEPIT, v. 2, n. 1, 2019.

SOARES, Denilson Junio Marques; SOARES, Talita Emidio Andrade; DOS SANTOS, Wagner. Análise da qualidade psicométrica da prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio brasileiro de 2018. Actualidades Investigativas en Educación, v. 21, n. 1, p. 86-115, 2021.

TORTORA, Evandro; PIROLA, Nelson Antonio. Resolução de problemas de Geometria e atribuição de sucesso e fracasso das crianças dos anos iniciais. Revemop, v. 1, n. 2, p. 207-228, 2019.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Avaliação em larga escala foco na escola. São Leopoldo: Oikos, 2010.

Publicado
2022-04-09
Como Citar
SOARES, T. E. A.; SOARES, D. J. M.; SANTOS, W. DOS. Geometria Plana em exames estandardizados: uma análise do ENEM, ENCCEJA E ENADE. Revemop, v. 4, p. e202203, 9 abr. 2022.
Seção
Avaliação da Aprendizagem Matemática em vários contextos