Planejamento de espaços formativos e a mobilização do Conhecimento Didático-Matemático: um olhar para o Programa Residência Pedagógica

Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica, Formação de Professores, Iniciação à Docência, Conhecimento Didático-Matemático, Critérios de Adequação Didática

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma discussão acerca do planejamento de espaços formativos que focalizam à iniciação à docência, uma vez que esses podem propiciar a mobilização de conhecimentos e, em particular, de Conhecimento Didático-Matemático (CDM). Para tanto, elegemos o Programa Residência Pedagógica (PRP), enquanto Política Pública gerida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/BRASIL) como contexto formativo para alicerçar nossas reflexões. As reflexões ancoram-se na estrutura proposta pela CAPES para a implementação do PRP e na composição dos módulos (Ambientação, Observação semiestruturada e regência) respaldando-se, teoricamente, nas discussões acerca do processo de iniciação à docência e no Enfoque Ontossemiótico - EOS, em especial, as discussões relacionadas aos Critérios de Adequação Didática.

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Biografia do Autor

Jose Fernandes da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Minas Gerais, São João Evangelista

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Minas Gerais, São João Evangelista, Minas Gerais, Brasil.

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado
2021-12-31
Como Citar
SILVA, J. F. DA; TINTI, D. DA S. Planejamento de espaços formativos e a mobilização do Conhecimento Didático-Matemático: um olhar para o Programa Residência Pedagógica. Revemop, v. 3, p. e202136, 31 dez. 2021.
Seção
Enfoque Ontosemiótico: abordagens teóricas, metodológicas e práticas