Investigando estratégias de resolução de situações-problema do campo aditivo

Palavras-chave: Trajetória Hipotética de Aprendizagem, Anos Iniciais, Campos Conceituais, Resolução de Problemas, Estruturas Aditivas

Resumo

A presente pesquisa insere-se no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Campus São Paulo. O objetivo do estudo foi de investigar e analisar as estratégias de resolução de situações-problema do campo aditivo, a partir da proposta de uma trajetória hipotética de aprendizagem (THA), desenvolvida com um grupo de estudantes do terceiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Considerando esse olhar, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo Intervenção Pedagógica. A THA desenvolvida encontra-se na perspectiva de um ensino construtivista, considerando a Teoria dos Campos Conceituais, em especial o Campo Aditivo, e com este estudo foi possível tanto identificar a variedade de estratégias de resolução de situações-problema do campo aditivo, apresentadas por um grupo de estudantes do terceiro ano dos Anos Iniciais, como contribuir para a compreensão e aprendizagem de conceitos do campo aditivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Macedo de Oliveira Morioka, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo. Professora da rede pública municipal, São Paulo, SP, Brasil.

Rogério Marques Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus São Carlos. Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP, São Paulo, SP. Brasil.

Referências

BRITO, Marcia Regina Ferreira de. Psicologia da educação matemática – Teoria e Pesquisa. Florianópolis: Insular, 2006.

CEDRAN, Debora Piai.; KIOURANIS, Neide Maria Michellan. Teoria dos Campos Conceituais: visitando seus principais fundamentos e perspectivas para o ensino de ciências. ACTIO, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 63-86, jan./abr. 2019. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio. Acesso em 04 mar.2022.

ECHEVERRÍA, Maria Puy Pérez. A solução de problemas matemáticos. In: POZO, Juan Ignácio. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Tradução: Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

ENGESTRÖM, Yrjo. From design experiments to formative interventions. Theory & Psychology, v. 21, n.5, p.598-628, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GUIMARÃES, Nadya Araujo. Trabalho: uma categoria-chave no imaginário juvenil? In: NOVAES, Regina. & VANNUCHI, Paulo. Juventude e Sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2005.

LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli. Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LÜDKE, Menga; CRUZ, Gisele Barreto da; BOING, Luis Alberto. A pesquisa do professor da educação básica em questão. Revista Brasileira de Educação, v.14, n.42, p. 456-602, set./dez. 2009.

MAGINA, Sandra. Repensando adição e subtração: contribuições de teoria dos campos conceituais. 2. ed. São Paulo: PROEM, 2001.

MAGINA, Sandra.; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; MERLINI, Vera Lucia. A incongruência entre as palavras do enunciado do problema e a operação usada para resolvê-lo: uma contribuição para o debate. XIV CIAEM-IACME, Chiapas, México, 2015.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Novas reflexões sobre ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho. (Orgs.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004.

PATTON, Michael Quinn. Utilization-focused evaluation. 2.ed. Beverly Hills, CA: Sage, 1986.

POLYA, George. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciências, 1977.

POZO, Juan Ignácio. (org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

ROBSON, Colin. Real Word Research. Oxford: Blackwell, 1995.

SANDIN ESTEBAN, Maria Paz. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: Artmed, 2010.

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos. Adição e Subtração: o suporte didático influencia a aprendizagem do estudante? Ilhéus: Editus, 2012.

SIMON, Martin. Reconstructing Mathematics Pedagogy from a Constructivist Perspective. Journal for reseach in Mathematics Educacion, v.26, n.2, p. 114-145, 1995.

SIMON, Martin, TZUR, Ron. Explicating the Role of Mathematical Tasks in conceptual Learning: An Elaboration of the Hypothetical Learning Trajectory. Mathematical Thinking and Learning, v.6, n.2, p.91-104, 2004.

TRALDI JR, Armando; ROSEMBAUM, Luciane Santos. Uma trajetória hipotética de aprendizagem sobre funções trigonométricas numa perspectiva construtivista. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.12, n.2, pp.369-393, 2010.

VERGNAUD, Gerard. A Classification of Cognitive Tasks and Operations of Thought Involved in Addition and Subtraction Problems. In. Thomas Carpenter; Thomas Romberg; James Moser (Eds.). Addition and Subtraction: a cognitive Perspective. New Jersey : Lawrense Erlbaun, 1982.

VERGNAUD, Gerard. La théorie des champs conceptuels. Récherches em Didactique des Mathématiques, v.10, n.23, 1990.

VERGNAUD, Gerard. Teoria dos campos conceituais. In: Seminário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro, 1., 1993, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: UFRJ, 1993.

VERGNAUD, Gerard. Multiplicative conceptual field: what and why? In Guershon, Harel. and Confrey, Jere. (1994). (Eds) The development of multiplicative reasoning in the leaning of mathematics. Albany, N.Y.: State University of New York Press, 1994.

VERGNAUD, Gerard. A trama dos campos conceituais na construção dos conhecimentos. Revista do GEMPA, Porto Alegre, n.4, p. 9-19, 1996.

VERGNAUD, Gerard. A comprehensive theory of representation for Mathematics Education. Journal of Mathematical Behavior, v.2, n.17, p. 167-181, 1998.

VERGNAUD, Gerard. A Teoria dos Campos conceituais. In: BRUN, Jean. Didáctica das matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 2014.

Publicado
2022-12-29
Como Citar
MORIOKA, J. M. DE O.; RIBEIRO, R. M. Investigando estratégias de resolução de situações-problema do campo aditivo. Revemop, v. 4, p. e202228, 29 dez. 2022.
Seção
Artigos