O estado do conhecimento de pesquisas sobre currículos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Região Nordeste
Resumo
Este artigo apresenta o estado do conhecimento de pesquisas que analisam os currículos de Matemática para os Anos Iniciais. Para tanto, realizou-se um levantamento de trabalhos no Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com tais critérios: pesquisas realizadas no Brasil, em programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e em Ensino de Ciências e Matemática, no período de 2015 a 2020, restritas à região Nordeste. A discussão foi fundamentada no método de análise de conteúdo de Bardin, dando destaque às similaridades e diferenças entre as pesquisas. Foi possível observar uma tendência acentuada em análises sobre os desdobramentos dos currículos para o ensino de Matemática, em detrimento da análise do currículo prescrito, propriamente dito. No mais, a maioria dos trabalhos são de nível de mestrado, indicando a necessidade de pesquisas com maior fôlego para analisar os arranjos curriculares em Matemática, para os Anos Iniciais.
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