O estado do conhecimento de pesquisas sobre currículos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Região Nordeste

Palavras-chave: Educação matemática, Anos iniciais, Currículo prescrito, Análise de conteúdo

Resumo

Este artigo apresenta o estado do conhecimento de pesquisas que analisam os currículos de Matemática para os Anos Iniciais. Para tanto, realizou-se um levantamento de trabalhos no Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com tais critérios: pesquisas realizadas no Brasil, em programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e em Ensino de Ciências e Matemática, no período de 2015 a 2020, restritas à região Nordeste. A discussão foi fundamentada no método de análise de conteúdo de Bardin, dando destaque às similaridades e diferenças entre as pesquisas. Foi possível observar uma tendência acentuada em análises sobre os desdobramentos dos currículos para o ensino de Matemática, em detrimento da análise do currículo prescrito, propriamente dito. No mais, a maioria dos trabalhos são de nível de mestrado, indicando a necessidade de pesquisas com maior fôlego para analisar os arranjos curriculares em Matemática, para os Anos Iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Conceição Silva da Costa, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. São Paulo, Brasil.

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul _ UNICSUL

Doutora em Educação Matemática pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. São Paulo, Brasil

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2007.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009

BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Curricular Comum: BNCC. Versão para impressão. Brasília: MEC, 2017.

COSTA, W. O. A participação de professores de matemática e análise de materiais curriculares elaborados em um trabalho colaborativo. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) Instituição de Ensino: Universidade Estadual de Feira de Santana. 2015.

DINIZ, P. Materiais curriculares educativos e professores que ensinam Matemática: mensagem, recontextualização e identidade pedagógica. 2017. 138 f. Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO) Instituição de Ensino: Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

FERREIRA, A. P. A. O que os professores da rede pública estadual do semiárido sergipano dizem sobre o PNAIC – eixo matemática. 2015. 94f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.

FIORENTINI, D. Rumos da Pesquisa Brasileira em Educação Matemática: o caso da produção científica em cursos de pós-graduação. 1994. 414 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1994.

IPIRANGA, A. S. R.; G., A. S. Relatório Brundtland. RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online), São Paulo, v.12, n.3, jun.2011.

PIRES, C. M. C. Panorama da organização e desenvolvimento curricular de Matemática no Brasil. In: III Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, Ilha Solteira. Anais ... III FNCM: Investigações, Políticas e Práticas Curriculares, Ilha Solteira: IbilceUnesp, p. 8-16. 2015.

PIRES, C. M. C.; CURI, E. Relações entre professores que ensinam Matemática e prescrições curriculares. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 2, p. 57- 74. 2013.

REMILLARD, J. T. Considering what we know about the relationship between teachers and curriculum materials. In: REMILLARD, J. T.; HERBEL-EISENMANN, B. A.; LLOYD, G. M. (Ed.). Mathematics Teachers at Work: connecting curriculum materials and classroom instruction. 1. ed. New York: Routledge, 2009. p. 85-92.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte”. Diálogos Educacionais, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37- 50, 2006.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise da prática? In: PÉREZ GÓMEZ, A. I.; SACRISTÁN, J. G. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 119-148.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTANA, T. S. A recontextualização pedagógica de materiais curriculares educativos operada por futuros professores de matemática no estágio de regência. Salvador, 2015. 111f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Salvador, 2015.

SANTOS, F. M. A positive theory of social entrepreneurship. Journal of Business Ethics, v. 111, p. 335–351,2012

SANTOS, K. M. L. Tecnologias da informação e comunicação no ensino de Matemática: uma abordagem na prática docente. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Instituição de Ensino. São Cristóvão, 2017.

SANTOS, G. B. A ludicidade na aprendizagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.

SANTOS, J. F. dos. Pintando o sete: matemática e artes nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 208 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.

SANTOS, D. M. N. e. Análise de livros didáticos conforme as considerações do Programa Nacional do Livro Didático: Estatística e Probabilidade. 2016. 145f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) Universidade Federal de Sergipe, 2016.

SOUZA, A. M. R. Relação que os discentes do curso de licenciatura em Matemática estabelecem com os saberes pedagógicos ofertados em sua formação. 2016 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.

SOUZA, I. dos S. de. A formação inicial em serviço do professor/ da professora de Matemática: encontros e desencontros São Cristóvão-SE. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.

SOUZA, J. V. B de. Professores de matemática e materiais curriculares educativos: participação e oportunidades de aprendizagens. Salvador, 2015. 102f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Salvador, 2015.

Publicado
2022-12-27
Como Citar
COSTA, S. C. S. DA; CURI, E. O estado do conhecimento de pesquisas sobre currículos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Região Nordeste. Revemop, v. 4, p. e202227, 27 dez. 2022.
Seção
Artigos