A inserção do conteúdo de Grandezas e Medidas nos Anos Iniciais: um Estado do Conhecimento
Resumo
Este artigo apresenta um estado do conhecimento sobre as pesquisas brasileiras que abordam o ensino e a aprendizagem de grandezas e medidas nos anos iniciais. As publicações selecionadas para análise estão entre 2016 e 2020. O objetivo principal deste texto é, a partir delas, mostrar a elaboração de uma síntese das estratégias de ensino utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de grandezas e medidas nos anos iniciais. Como resultado, apresenta-se um quadro para comunicar a síntese construída, de forma a propiciar uma visão clara de como estes trabalhos foram planejados e executados, seja no contexto de formação continuada ou em grupos colaborativos, de forma a contextualizar as discussões sobre esta temática, tanto para professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental quanto para alunos desse ciclo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Alessandra Rodrigues; MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. Reverberações de aprendizagens sobre medidas na prática de professores que ensinam matemática. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. Especial, p. 106-122, 2017.
CALDATTO, Marlova Estela; BORTULOZI, Carlos Roberto; KOETZ, Maiara Canan. Um estudo sobre as concepções apresentadas por professores dos Anos Iniciais sobre “medir”. In: XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Cascavel. Anais ... XIV EPREM. Cascavel, 2017. Disponível em: 71 (sbemparana.com.br). Acesso em: mai. 2020.
CAVALHEIRO, Lara da Silva; CHICA, Cristiane Henriques. O trabalho com o eixo grandezas e medidas para os Anos Iniciais do ensino fundamental l: algumas possibilidades. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016, São Paulo. Anais ... XII ENEM. São Paulo, 2016, p. 1-7. Disponível em: Microsoft Word - 7073_3031_ID.doc (sbembrasil.org.br) . Acesso: mai. 2020.
DOLZAN, Ana Cristina Klauberg. Receitas do cardápio escolar... é gostoso aprender matemática! In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Cuiabá. Anais ... XIII ENEM. Cuiabá, 2019. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/xiiienem/anais.php.pdf. Acesso: mai. 2020.
FRAGA, Moisés Alves; PIOVEZAN, Amanda Cristina Tedesco; MUNHOZ, Ana Paula Gladcheff; Sousa, Maria do Carmo de. O ensino de área nos Anos Iniciais: uma proposta na perspectiva da teoria histórico-cultural. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Cuiabá. Anais ... XIII ENEM. Cuiabá, 2019. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/xiiienem/anais.php.pdf. Acesso: mai. 2020.
GOMES, Jacqueline Oliveira de Melo (2016). Conhecimentos para o ensino de área e perímetro nos Anos Iniciais analisados em um processo formativo. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016, São Paulo. Anais ...XII ENEM. São Paulo, 2016, p. 1-12. Disponível em: Microsoft Word - 8270_4292_ID.docx (sbem.com.br) . Acesso: mai. 2020.
GONÇALVES, Cinthia Peres Pacífico; POZZOBON, Marta Cristina Cesar. A Literatura Infantil e as Matemáticas: contexto das histórias e grandezas e medidas. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 398-414, 2019.
JUSTINO, Ana Rita Lima da Silva; GOMES, Samara Lima da Silva Souza; AZERÊDO, Maria Alves de. A grandeza Tempo no Ensino Fundamental – explorando o relógio. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Cuiabá. Anais ... XIII ENEM. Cuiabá, 2019. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/xiiienem/anais.php.pdf. Acesso: mai. 2020.
LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira; POZEBON, Simone; KLEIN, Maiara Luisa. Manifestações de futuros professores que ensinam matemática em ações que envolvam grandezas e medidas. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 27, n. Especial, p. 1306-1331, dez. 2020.
LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.
MARTINS, Priscila Bernardo; CURI, Edda; BORELLI, Suzete de Souza. Estudos de aula: o ensino de grandezas e medidas no 1º ano do ensino fundamental. Ciências em Foco, Campinas, v. 13, e020002, p. 1-19, 2020.
MATEUS, C. C. F.; BELTRÁN, L. J. L.; DELGADO, O. S. Análise ontosemiótica de um Livro Didático colombiano da Educação Básica: o caso da Matemática Comprimento do objeto. Revemop, v. 3, p. e202128. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.e202128
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barbosa. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014.
MUNHOZ, Ana Paula Gladcheff; FRAGA, Moisés Alves; SOUZA, Neusa Maria Marques de; ESTEVES, Anelisa Kisielewski. O ensino de medida de Tempo nos Anos Iniciais: uma proposta na perspectiva da teoria histórico-cultural. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Cuiabá. Anais ... XIII ENEM. Cuiabá, 2019. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/xiiienem/anais.php.pdf. Acesso: mai. 2020.
POZEBON, Simone; KLEIN, Maria Luisa; NORO, Iasmin Martins. Possibilidades para ensinar e aprender sobre volume e capacidade nos Anos Iniciais do ensino fundamental. Vidya, Santa Maria, v. 40, n. 2, p. 335-353, 2020.
POZEBON, Simone; LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira (2018). A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática: reflexão a partir de ações desenvolvidas na escola. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 252, p. 350-369, 2018.
REIS, Solange Taranho de; SOUZA, Marinalva Conceição de; COCO, Dilza; JORDANE, Alex. (2016). Contação de histórias e matemática: interface no ensino de grandezas e medidas In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016, São Paulo. Anais ... XII ENEM. São Paulo, 2016, p. 1-8. Disponível em: Microsoft Word - 5554_3328_ID.doc (sbembrasil.org.br) . Acesso: mai. 2020.
SANTOS, Jaqueline Lixandrão; FERRAREZI, Simone Terezinha; MACHADO, Raquel Fernandes Gonçalves. Causos de aulas de Matemática nos Anos Iniciais do ensino fundamental com grandezas e medidas. In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIAS E INVESTIGAÇÕES DE/EM AULAS DE MATEMÁTICA, 2017, Campinas. Anais ... VI SHIAM. Campinas, 2017. Disponível em: https://www.cempem.fe.unicamp.br/shiam/anais-vi-shiam.pdf. Acesso: mai. 2020.
Copyright (c) 2023 Revemop
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.