O círculo trigonométrico manipulável no ensino e na aprendizagem de razões trigonométricas de ângulos especiais

Palavras-chave: Ângulos, Círculo, Manipulável, Trigonometria

Resumo

O presente artigo deriva de uma pesquisa, que objetiva avaliar as potencialidades do círculo trigonométrico manipulável no cálculo de razões trigonométricas de ângulos especiais. Nesta pesquisa trabalhou-se com uma amostra de 76 alunos correspondentes a duas turmas da 10ª Classe da Escola Secundaria de Inhamissa, seleccionadas aleatoriamente entre 15 turmas. Para análise e interpretação de dados usou-se o teste de normalidade para os dados obtidas com aplicação de sumativa, e o teste t de student para comparação de médias em amostras independentes. A partir dos resultados obtidos com aplicação da sumativa, os testes estatísticos revelaram melhor desempenho na turma experimental em relação a de controlo. Portanto, sugeriu-se a introdução deste material didáctico para suprimir dificuldades que os alunos enfrentam no cálculo de razões trigonométricas de ângulos especiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hamiro Berta Miambo, Instituto Industrial e de Computação Armando Emílio Guebuza

Licenciado em Ensino de Matemática pela Universidade Save, Moçambique. Professor do Instituto Industrial e de Computação Armando Emílio Guebuza, Maputo, Moçambique.

Paulo Diniz Bene, Universidade Licungo

Doutor em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Docente da Universidade Licungo, Beira, Moçambique.

Referências

BANDEIRA, Denise. Material didático: conceito, classificação geral e aspecto da elaboração. In: Ciffone, H. (Org.). Curso de Materiais didáticos para smartphone e tablet. Curitiba, IESDE. 2009.

DIONIZIO, Fátima Queiroz; BRANDT, Célia Finck. Análise das dificuldades apresentadas pelos alunos do ensino médio em trigonometria. Paraná, 2011.

FARIAS, Ana Maria Lima. Inferência Estatística. UFLIM, 2008.

FEIJÓ, Rachel Saffir Araújo Alves. Dificuldades e obstáculos no aprendizado de trigonometria: um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal. 2018. 107 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

GELLERT, Uwe. Didactic material confronted with the concept of mathematical Educational Studies in Mathematics. Dordrecht, v. 55, n. 1, p.163-179, 2004.

LORENZATO, Sergio. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

MACHADO, V. Joaquim, P.; SILVA, J. C. Manual de Matemática para 12º ano – Matemática, 2012;

NIVAGARA, Daniel. Didáctica Geral: Aprender a Ensinar. Maputo, 2016

POCINHO, Margarida. Estatística: Teoria e Exercícios Passo a Passo. Volume I, 2009;

SANTOS, E. de S. Ensino-aprendizagem da trigonometria no Ensino Médio: um olhar para os livros didáticos. 2014. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.

SARMENTO, Alan Kardec Carvalho (s.d). A utilização dos materiais manipulativos nas aulas de matemática. Disponível em: http://voutecontaraprendizagem.blogspot.com.br/2013/12/3-encontro-daoficina-trilha-dos.html. acesso: em Outubro 2018;

SERRAZINA, Lurdes. Aprendizagem Matemática: a importância da utilização dos materiais (7ª ed). Lisboa, 1991.

Publicado
2023-12-26
Como Citar
MIAMBO, H. B.; BENE, P. D. O círculo trigonométrico manipulável no ensino e na aprendizagem de razões trigonométricas de ângulos especiais. Revemop, v. 5, p. e202320, 26 dez. 2023.
Seção
Artigos