Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino Médio

Palavras-chave: Livros Didáticos de Matemática, Materiais Digitais, Ensino Médio, Professores de Matemática

Resumo

No presente artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as percepções dos estagiários – futuros professores de Matemática – sobre a utilização dos livros didáticos na prática pedagógica dos professores de Matemática atuantes no Ensino Médio. Utilizamos uma abordagem qualitativa para descrever e interpretar as informações que foram constituídas por meio de um questionário online respondido por 30 participantes nos anos de 2022 e 2023. Utilizamos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de quatro Unidades de Registro e uma Categoria de Análise, pela qual realizamos nossa interpretação. Os resultados indicam que existe um movimento de ruptura hegemônica dos livros didáticos de Matemática (físicos) para os materiais digitais nas práticas dos futuros professores de Matemática no Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Urel Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT

Doutor em Educação Matemática – UNESP/Rio Claro/SP. Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Barra do Bugres/MT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT.

Acelmo Jesus Brito, Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT

Doutorando em Educação para Ciência e Matemática. Instituto Federal de Goiás – IFG/Jataí/GO. Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Barra do Bugres/MT.

Luciano Duarte da Silva, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFG/Goiânia/GO

Doutor em Educação Matemática pela Unesp/Rio Claro/SP. Docente do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFG/Goiânia/GO. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do IFG/Jataí/GO (PPGECM/IFG).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.

CAIMI, Flávia Eloísa. O livro didático e o currículo de história em transição. Passo Fundo, RS: EDIUPF, 1999.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

D’AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates, Brasília: SBEM, ano II. n. 2, p. 15-19, 1989.

DANTE, Luiz Roberto. Livro Didático de Matemática: uso ou abuso? Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 69, p. 83-97, jan./mar, 1 996.

JESUS, Nilson Amancio. Percepções dos Professores de Matemática do Ensino Médio sobre a Utilização dos Livros Didáticos em Sala de Aula. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Barra do Bugres, MT, 2023.

LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 69, p. 3-9, jan./mar. 1996.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 1. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

LIMA, Reinaldo Feio. Mensagem pedagógica em textos de materiais curriculares educativos. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2020.

LIMA, Katia; MANRIQUE, Ana Lucia. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, MG, v. 27, n. 3. p. 783-811, set./dez. 2020.

LOPES, Jairo de Araújo. Livro didático de matemática: concepção, seleção e possibilidade frente a descritores de análise e tendências em educação matemática. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Campinas, Campinas, SP, 2000.

PONTE, João Pedro. A gestão curricular. In: GTI (Coord.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, Grupo de Trabalho de Investigação, 2005. p. 11-34.

PONTE, João Pedro; SERRAZINA, Maria de Lurdes. Didática da Matemática do 1.º Ciclo. Lisboa: Universidade Aberta, 2000.

RODRIGUES, Adrielly Soraya Gonçalves. Exploração da calculadora no desenvolvimento de uma cultura de argumentação nas aulas de matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa/PB, 2015.

RODRIGUES, Marcio Urel (Org.). Análise de conteúdo em pesquisas qualitativas na área da educação matemática. Curitiba: CRV, 2019.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na Cibercultura. Educação e Sociedade, v. 23, nº 81, p. 141-160, dez. 2002.

WEBER, Dorcas Janice. Parâmetros para a Produção de Recursos Didáticos para a Educação Mediada pelas Tecnologias Digitais. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, p. 406-422, 2022.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado
2023-12-22
Como Citar
RODRIGUES, M. U.; BRITO, A. J.; SILVA, L. D. DA. Movimento de Ruptura Hegemônica dos Livros Didáticos para os Materiais Digitais na Prática dos Professores de Matemática no Ensino Médio. Revemop, v. 5, p. e202312, 22 dez. 2023.
Seção
Artigos