Mudanças na relação dos estudantes com a matemática: um olhar para desdobramentos da pandemia e do tempo integral

Palavras-chave: Educação Matemática, Escola de Tempo Integral, Foreground, Pandemia de Covid-19

Resumo

Este artigo insere-se no contexto de uma escola estadual de Minas Gerais que aderiu ao programa Ensino Médio em Tempo Integral durante o período de ensino remoto. Nele objetiva-se analisar mudanças na relação de estudantes do Ensino Médio com a matemática. Para tanto, fundamenta-se em autores que discorrem sobre as tecnologias digitais e sobre o conceito de foreground. Dessa maneira, realizou-se uma investigação qualitativa na qual o material empírico foi produzido a partir da observação das disciplinas de matemática e práticas experimentais, da aplicação de um questionário e de entrevistas semiestruturadas com discentes. Assim, notou-se uma fragilização da relação dos estudantes com a matemática relacionada com acúmulos de conteúdos decorrentes do ensino remoto, bem como uma ampliação do uso da fotografia como estratégia de registro nas aulas observadas.

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Biografia do Autor

Pedro de Oliveira Ribeiro Penna, Escola Estadual Effie Rolfs

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor da Escola Estadual Effie Rolfs, Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

André Augusto Deodato, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado
2023-12-22
Como Citar
PENNA, P. DE O. R.; DEODATO, A. A. Mudanças na relação dos estudantes com a matemática: um olhar para desdobramentos da pandemia e do tempo integral. Revemop, v. 5, p. e202313, 22 dez. 2023.
Seção
Artigos