Grupos de pesquisa em história da Matemática: pensamento coletivos em comunidades de prática

Palavras-chave: Pesquisa em história da Educação Matemática, Grupos de Pesquisa em história da Educação Matemática, História social da Educação Matemática, Epistemologia de Fleckiana

Resumo

Neste artigo discutimos como as relações entre genealogia, comunidades de prática e a epistemologia de fleckiana propiciam a escrita de uma história social da Matemática e da Educação Matemática. Para tanto tomamos a genealogia como uma ciência auxiliar da história, que estuda a origem, evolução e disseminação das organizações sociais em várias gerações e selecionamos grupos de pesquisas sobre história da Matemática e da Educação Matemática do Brasil. Caracterizamos as dimensões, desmembramentos, ramificações e redes de conexões entre pesquisadores, estudantes de pós-graduação, e produções geradas durante a formação e após inclusão no sistema de pesquisa em história da Matemática e da Educação Matemática no Brasil. Ao final caracterizamos alguns dos principais grupos brasileiros formadores de pesquisadores nesse campo, em suas relações como comunidades de prática em interações inter e intracoletivas.

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Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), Belém, Pará, Brasil.

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Publicado
2023-12-22
Como Citar
MENDES, I. A. Grupos de pesquisa em história da Matemática: pensamento coletivos em comunidades de prática. Revemop, v. 5, p. e202314, 22 dez. 2023.
Seção
Historia Social de la Educación Matemática (HISOEM): Diálogos y Contribuciones