“Novo” Ensino Médio: o que revelam os Casos de Ensino produzidos e socializados por uma professora de Matemática

Palavras-chave: Novo Ensino Médio, Casos de Ensino, Pesquisa (auto)biográfica, Pesquisa-formação, Ensino de Matemática

Resumo

Neste artigo, apresentamos o recorte de uma pesquisa de pós-doutoramento apoiada na pesquisa (auto)biográfica, que utiliza os Casos de Ensino para produção das fontes de pesquisa. Buscamos discutir os entraves e os momentos de resistência vivenciados por uma das professoras, participantes da pesquisa, que atua no ensino de Matemática na Rede Estadual de Minas Gerais diante do processo de implantação do Novo Ensino Médio e a socialização do seu relato no coletivo de professores. A análise dos dados será interpretativa- compreensiva, conforme os estudos de Souza (2014). Os resultados indicam que a implantação do “Novo” Ensino Médio gerou rupturas na forma de trabalho das professoras participantes da pesquisa, dificultando as práticas pedagógicas emancipadoras.

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Biografia do Autor

Claudia Starling, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenadora do PROMESTRE/ UFMG (Mestrado Profissional em Educação e Docência), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Fernando Miranda Arraz, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Letras: Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas. Pós-doutor em Educação pela UFMG. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Fabrícia Ribeiro Gontijo, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Formiga, MG, Brasil.

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Publicado
2023-12-27
Como Citar
STARLING, C.; ARRAZ, F. M.; GONTIJO, F. R. “Novo” Ensino Médio: o que revelam os Casos de Ensino produzidos e socializados por uma professora de Matemática. Revemop, v. 5, p. e202323, 27 dez. 2023.
Seção
Artigos