“Novo” Ensino Médio: o que revelam os Casos de Ensino produzidos e socializados por uma professora de Matemática
Resumo
Neste artigo, apresentamos o recorte de uma pesquisa de pós-doutoramento apoiada na pesquisa (auto)biográfica, que utiliza os Casos de Ensino para produção das fontes de pesquisa. Buscamos discutir os entraves e os momentos de resistência vivenciados por uma das professoras, participantes da pesquisa, que atua no ensino de Matemática na Rede Estadual de Minas Gerais diante do processo de implantação do Novo Ensino Médio e a socialização do seu relato no coletivo de professores. A análise dos dados será interpretativa- compreensiva, conforme os estudos de Souza (2014). Os resultados indicam que a implantação do “Novo” Ensino Médio gerou rupturas na forma de trabalho das professoras participantes da pesquisa, dificultando as práticas pedagógicas emancipadoras.
Downloads
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna. 2006.
CASTRO, Cláudia Aparecida de. Ensino Médio e juventude no Brasil: Diagnóstico e perspectivas. Cadernos Cedes, 29(78), 241-258. 2009.
COSTIN, Claudia. Ensino Médio no Brasil: Desafios e Propostas. Educação & Sociedade, 26(91). 791-818, 2005.
EXTREMERA, Marta María Olmo; CAVALCANTE, Maria Mikaele Silva. Casos de ensino: notas sobre uma estratégia de pesquisa e formação de professores. Roteiro, [S. l.], v. 46, 2021.
JOSSO, Marie-Christine. Experiência de vida e formação. Educação e Pesquisa, 30(2). 289-310, 2004.
JOSSO, Marie-Christine. Caminhos de investigação: Por uma antropologia reflexiva. Vozes, 2014.
LIMA, Ezequiel Theodoro da Silva. A pesquisa-formação na perspectiva de formadores de professores. Revista Brasileira de Educação, 13(38), 40-52. 2008.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU. 2000.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote. 1992.
PASSEGGI, Maria do Carmo Albuquerque. A capacidade reflexiva: uma análise das dimensões narrativas. Revista Brasileira de Educação, 25, 2020.
PIMENTA, Selma Garrido, & LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. Cortez Editora. 2004.
ROCHA, Samira Santos, ASSUNÇÃO, Simone Nogueira, SOUZA, Renato Nery Moreira, & GONÇALVES, Ana Claudia Lopes. Contribuições da metodologia de casos de ensino para a formação de professores de ciências: um relato de experiência. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 22. 2020.
SAVIANI, Dermeval. Currículo e Conhecimento Escolar. Autores Associados. 2019.
SOARES, Magda. Reformar o Ensino Médio para valer. Estudos Avançados, 31(89), 7-16, 2017.
SOUZA, Elizeu Clementino. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2014.
SOUZA, Ilma Marques de Oliveira. Educação e pesquisa: o desafio de pensar categorias cruzadas. Cadernos de Pesquisa, 34(121), 607-623. 2004.
STARLING, Claudia. ARRAZ, Fernando Miranda. JESUS, Silvia Ulisses de. “Não gostam de quem nunca pisou em sala de aula”: Trajetórias de vida-formação-docência. Revista FAEEBA, UNEB (no prelo). 2023.
Copyright (c) 2023 Revemop
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.