Reformulações Curriculares: formação docente para o Ensino de Matemática na FE/UERN (1966-1995)

Palavras-chave: História da Educação Matemática, Pedagogia, Narrativas, Currículo

Resumo

Este trabalho discute a formação do (a) pedagogo (a) para o ensino de matemática na primeira etapa do curso de Pedagogia na Faculdade de Educação (FE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que compreende o período de 1966 a 1995. Traçamos como objetivo para a pesquisa compreender como o curso de Pedagogia da FE/UERN foi formando professores para atuar no ensino de matemática entre os anos de 1966 a 1995. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de natureza historiográfica e documental, também a partir das narrativas de duas ex-alunas e atuais professoras do curso. É possível registrar algumas compreensões sobre a formação ofertada quando à proposta da disciplina, a pouca ou nenhuma existência de outros espaços de formação que não a do ensino regular e as mudanças nas disciplinas, seja no ponto de vista quantitativo, seja de carga horária.

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Biografia do Autor

Amanda Fernandes de Lima Andrade , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Rio Grande do Norte, Brasil

Débora Dantas Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, Universidade Federal Rural do Semi Árido/UFERSA, Instituto Federal do Rio Grande do Norte/IFRN), Pedagoga (UERN) Rio Grande do Norte, Brasil

Marcelo Bezerra de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação Matemática (Unesp). Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino – PosEnsino (UERN/UFERSA/IFRN). Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado
2023-12-26
Como Citar
ANDRADE , A. F. DE L.; SILVA, D. D.; MORAIS, M. B. DE. Reformulações Curriculares: formação docente para o Ensino de Matemática na FE/UERN (1966-1995). Revemop, v. 5, p. e202322, 26 dez. 2023.
Seção
Historia Social de la Educación Matemática (HISOEM): Diálogos y Contribuciones