Videoaulas de matemática produzidas por alunos: uma proposta para potencializar a aprendizagem
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar se a produção de videoaulas de matemática pelos estudantes do ensino médio potencializa sua aprendizagem. Investigou-se como os alunos aprendem os conceitos de função ao produzirem videoaulas. A pesquisa foi realizada em duas turmas do primeiro ano do ensino médio integrado ao ensino técnico da rede federal. Em uma turma os alunos produziram as videoaulas, e a aprendizagem foi comparada com a da outra turma. Adotou-se pesquisa qualitativa, em que os dados foram coletados em questionários, entrevistas, observação de campo e análise das videoaulas produzidas pelos estudantes. As videoaulas elaboradas pelos alunos reproduziram as aulas que esses estudantes estavam acostumados a assistir, pois não apresentaram inovações e/ou metodologias diferenciadas. Ao final, percebeu-se que houve ganho na aprendizagem com o processo de produção das videoaulas. Os estudantes demonstraram capacidade de trabalhar em equipe, adquiriram autonomia nos estudos e apresentaram resultados satisfatórios nas avaliações finais.
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