Videoaulas de matemática produzidas por alunos: uma proposta para potencializar a aprendizagem

Palavras-chave: Matemática, Ensino médio, Função polinomial do segundo grau, Videoaulas

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar se a produção de videoaulas de matemática pelos estudantes do ensino médio potencializa sua aprendizagem. Investigou-se como os alunos aprendem os conceitos de função ao produzirem videoaulas. A pesquisa foi realizada em duas turmas do primeiro ano do ensino médio integrado ao ensino técnico da rede federal. Em uma turma os alunos produziram as videoaulas, e a aprendizagem foi comparada com a da outra turma. Adotou-se pesquisa qualitativa, em que os dados foram coletados em questionários, entrevistas, observação de campo e análise das videoaulas produzidas pelos estudantes. As videoaulas elaboradas pelos alunos reproduziram as aulas que esses estudantes estavam acostumados a assistir, pois não apresentaram inovações e/ou metodologias diferenciadas. Ao final, percebeu-se que houve ganho na aprendizagem com o processo de produção das videoaulas. Os estudantes demonstraram capacidade de trabalhar em equipe, adquiriram autonomia nos estudos e apresentaram resultados satisfatórios nas avaliações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Helena Braga, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Betim, Minas Gerais, Brasil.

Referências

BORBA, Marcelo de Carvalho; VILLAREAL, Mónica E. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: Information and communication technologies, modeling, visualization, and experimentation. Boston: Mathematics Education Library, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. 600 p. Disponível em: <https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal _site.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais para Ensino Médio: Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. v. 2. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2024.

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas, ano 3, n. 4, p. 1- 37, 1995.

MARTIRANI, Laura Alves. O vídeo no ensino universitário: uma experiência com a pedagogia da comunicação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO, 1., São Paulo. Revista de Ciência e Tecnologia, Campinas: Centro de Pesquisa e Tecnologia (CPTec) do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, v. I. p. 0, 1998.

MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 2, p. 27-35, jan./abr. 1995.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vigotsky - aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1977. 111 p.

PONTE, João Pedro. The history of the concept of function and some educational implications. The Mathematics Educator, Georgia, v. 3, n. 2, p. 3-8, 1992.

SHEWBRIDGE, William; BERGÉ, Zane. The role of theory and technology in learning video production: the challenge of change. International Journal on E-Learning, v. 3, n. 1, p. 31-39, jan./mar. 2004.

SILVA, Ana Maria da. O vídeo como recurso didático no ensino de Matemática. 2011. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.

TINOCO, Lucia Arruda Albuquerque. Construindo o conceito de função. 5. ed. Rio de Janeiro: UFRJ/IM, Projeto Fundão, 2004.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Carlos Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. Organização de Michael Cole. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

WALSH, Maureen. Multimodal literacy: Researching classroom practice. Australia: Primary English Teaching Association Australia, 2011.

Publicado
2024-05-08
Como Citar
BRAGA, N. H. Videoaulas de matemática produzidas por alunos: uma proposta para potencializar a aprendizagem. Revemop, v. 6, p. e2024003, 8 maio 2024.
Seção
Artigos