Diálogos entre arte e geometria por meio das obras de Rubem Valentim

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Arte, Geometria, Relações étnico-raciais, Ensino

Resumo

A matemática e a arte são importantes formas de expressão da sociedade, e trabalhar a interface desses dois domínios pode possibilitar um ensino voltado para o diálogo entre o pedagógico e o social. Com esse olhar, o presente artigo propõe um trabalho interdisciplinar, baseado em obras do artista Rubem Valentim, com o intuito de propiciar aprendizagem de conceitos geométricos e promoção de uma educação que oportunize reflexões sobre relações étnicas raciais e interculturais. É a busca por uma educação significativa, libertadora e crítica na escola básica. Segue-se a fundamentação de Yared e Thiesen no tocante à interdisciplinaridade; a de Skovsmose para a teoria da Educação Matemática Crítica; e a de Munanga e Gomes para a diversidade étnico-cultural.

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Biografia do Autor

Ramaira Jacira Fagundes Ramos, Colegio Pedro II

Mestranda em Mestrado Profissional em Prática de Educação Básica pelo Colégio Pedro II, Professora da Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo, Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, Brasil.

Christine Sertã Costa, Colégio Pedro II

Doutora em Pesquisa Operacional – COPPE/UFRJ. Professora do Colégio Pedro II, atuando na educação básica e no Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado
2024-10-09
Como Citar
RAMOS, R. J. F.; COSTA, C. S. Diálogos entre arte e geometria por meio das obras de Rubem Valentim. Revemop, v. 6, p. e2024015, 9 out. 2024.
Seção
Propostas e Ações decoloniais com Educação Matemática