A Filosofia da Lógica de Lewis Carroll

Palavras-chave: Lewis Carroll, Filosofia da Lógica, Pragmatismo

Resumo

O presente trabalho objetiva elucidar a posição de Lewis Carroll em filosofia da lógica através do cotejamento de suas principais obras. Embora Carroll não tenha explicitado sua posição, conclui-se que a melhor hipótese consiste em uma posição análoga à posição pragmática contemporânea, assumindo que Carroll compreendia a tarefa do lógico ao propor um sistema formal como sendo a tarefa de explicitar as normas subjacentes às nossas práticas discursivas.

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Biografia do Autor

John Lennon Lindemann, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Filosofia (UFSM). Professor de Filosofia (E.M.E.F. S.R.), Formigueiro, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Rafael Montoito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Licenciado em Matemática e Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi professor substituto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus Bauru). Concluiu o mestrado na área de Educação Matemática, na UFRN (sua dissertação analisa as características matemáticas das obras de Lewis Carroll, grande escritor e matemático inglês que se utilizava de uma linguagem literária para ensinar conteúdos matemáticos, sobretudo lógica e geometria euclidiana) e o doutorado em Educação para a Ciência (sua tese compreende a tradução de um livro de Carroll, até então inédito em português, e outros capítulos que comentam esta obra). Posteriormente, fez pós-doutorado na University of Birmingham (Inglaterra), analisando os diários e correspondências de Carroll. Atualmente segue investigando as inter-relações entre a literatura e a matemática, o lógico e o imaginário no ambiente de aprendizagem, trabalhando com a ideia de que ensinar a ler e a escrever é um compromisso de todas as disciplinas. Também se interessa por outras inter-relações com a matemática, tais como as que se pode perceber/apreender em outras manifestações artísticas, tais como a pintura, o cinema, a confecção de mapas etc. É professor, desde 2010, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL - Campus Pelotas), onde orienta mestrandos e doutorandos no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (UFPel), investigando aspectos intra e extraescolares relativos ao ensino, à aprendizagem e à formação de professores; num âmbito mais geral, estuda como os diferentes tipos de narrativas (literatura, vídeos, cinema, imagens, fotos, jornais etc) podem ser potencializados para a discussão de assuntos relativos à educação no cenário da pós-modernidade.

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Publicado
2025-01-15
Como Citar
LINDEMANN, J. L.; MONTOITO, R. A Filosofia da Lógica de Lewis Carroll. Revemop, v. 6, p. e2024042, 15 jan. 2025.
Seção
Matemática e Literatura: diferentes tempos, diferentes escritas e diferentes uso