Decolonizando Tecnologias por meio da Educação Matemática
Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar como estudantes do Ensino Médio de duas comunidades distintas utilizaram a Matemática na criação de tecnologias decoloniais em um projeto de Robótica e Inteligência Artificial, assim como analisar estas práticas com o viés decolonial. A investigação foi realizada em duas escolas localizadas em comunidades distintas: Caucaia-Ceará, e Murici dos Portelas-Piauí, como parte do projeto “Decolonizando Tecnologias e entrelaçando comunidades: da investigação de problemas à criação de artefatos”, com 30 estudantes do 1° ano do Ensino Médio. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, adotou abordagem Etnomatemática e decolonial. A análise dos dados utilizou a triangulação de dados de diários de campo, entrevistas, artefatos produzidos pelos estudantes, visando uma descrição objetiva e sistemática. Os resultados indicam que a mobilização de conhecimentos matemáticos e científicos em um contexto de Educação decolonial podem implicar em dimensões como: Empoderamento e Autonomia; Desconstrução de Hierarquias de Conhecimento; Valorização da Cultura Local; Participação e Engajamento Comunitário; e Conscientização Crítica. A utilização de abordagem crítica e reflexiva, dialogando com saberes locais e reais, proporcionou intervenção transformadora nas comunidades, baseada em princípios de justiça social e emancipação.
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