TikTok como Auxiliar na Aprendizagem do conceito de fração no 6º ano do Ensino Fundamental

Palavras-chave: TikTok, Conceito de Fração, Aprendizagem, Ensino Fundamental

Resumo

O artigo explora o uso do TikTok como ferramenta de apoio na aprendizagem de frações para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, motivado pelas dificuldades recorrentes nessa compreensão. A pesquisa identifica as principais barreiras e avalia como o TikTok pode ajudar a superá-las, adotando uma abordagem qualitativa e exploratória embasada em teorias da Educação Matemática. A coleta de dados incluiu vídeos no TikTok, entrevistas e observações em sala de aula, enquanto a análise foi feita por triangulação de informações. Os resultados indicam que o TikTok aumentou o engajamento e compreensão dos alunos, sugerindo seu potencial como recurso pedagógico dinâmico e conectado à realidade dos estudantes. Recomenda-se investigar seus impactos a longo prazo em diferentes conceitos matemáticos e a percepção dos professores sobre sua utilidade na aprendizagem.

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Biografia do Autor

Marinete Santana Wutke Welmer, CEUNES/UFES

Mestranda em Ensino na Educação Básica pelo PPGEEB/CEUNES/UFES. Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004), Especialização em Matemática pela FIJ - Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2006), Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva pelo IFES (2021) e Especialização em Matemática, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela UFPI (2022). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Possui trabalhos na área de Educação do Campo, Etnomatemática e Matemática nas séries finais do ensino fundamental. Atuou como tutora EAD/IFES Campus Piúma no Curso de Complementação Pedagógica em Matemática e como professora Mediadora do Curso de Graduação em Tecnologia para Sistemas de Internet no Polo IFES-Conceição da Barra-ES. Atua como professora de matemática da rede municipal de São Mateus-ES.

Valdinei Cezar Cardoso, CEUNES/UFES

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2014). Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá(2010). Especialista em Educação Matemática pela União das Escolas Superiores do Vale do Ivaí (2002). Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá(2001), Professor Adjunto do Departamento de Matemática Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo. Atua na área de pesquisa da Educação Matemática com ênfase na Modelagem Matemática na Educação Matemática, Teorias da Didática da Matemática Francesa, Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, Uso de Jogos e Vídeos Digitais no ensino de matemática, Educação à Distância e Tecnologias Educacionais da Informação e Comunicação. É coordenador do Grupo de pesquisa Mídias e Matemática (MidMat) no Centro Universitário Norte do Espírito Santo(CEUNES) da Universidade Federal do Espírito Santo.

 

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Publicado
2024-12-30
Como Citar
WELMER, M. S. W.; CARDOSO, V. C. TikTok como Auxiliar na Aprendizagem do conceito de fração no 6º ano do Ensino Fundamental . Revemop, v. 6, p. e2024039, 30 dez. 2024.
Seção
Artigos