TikTok como Auxiliar na Aprendizagem do conceito de fração no 6º ano do Ensino Fundamental

Palavras-chave: TikTok, Conceito de Fração, Aprendizagem, Ensino Fundamental

Resumo

O artigo explora o uso do TikTok como ferramenta de apoio na aprendizagem de frações para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, motivado pelas dificuldades recorrentes nessa compreensão. A pesquisa identifica as principais barreiras e avalia como o TikTok pode ajudar a superá-las, adotando uma abordagem qualitativa e exploratória embasada em teorias da Educação Matemática. A coleta de dados incluiu vídeos no TikTok, entrevistas e observações em sala de aula, enquanto a análise foi feita por triangulação de informações. Os resultados indicam que o TikTok aumentou o engajamento e compreensão dos alunos, sugerindo seu potencial como recurso pedagógico dinâmico e conectado à realidade dos estudantes. Recomenda-se investigar seus impactos a longo prazo em diferentes conceitos matemáticos e a percepção dos professores sobre sua utilidade na aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinete Santana Wutke Welmer, Centro Universitário Norte do Espírito Santo
Mestranda em Ensino na Educação Básica do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), São Mateus, Espírito Santo, Brasil
Valdinei Cezar Cardoso, Centro Universitário Norte do Espírito Santo
Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (UNICAMP). Professor titular e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), São Mateus, Espírito Santo, Brasil.  

Referências

ARAÚJO, Jussara Loyola; BORBA, Marcelo de carvalho. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica. 2023.

BARIN, Claudia Smaniotto; ELLENSOHN, Ricardo Machado; SILVA, Marcelo Freitas. O uso do TikTok no contexto educacional. RENOTE. V. 8, N. 2, 630-639, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110306.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sara Knoopp. Investigação Qualitativa em Educação. Portugal: Porto. 1994.

BOLOGNANI, Ana carla de Almeida. Ensino e aprendizagem de frações mediados pela tecnologia: uma análise à luz da teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Itajubá: Universidade Federal de Itajubá. 2015. Disponível em: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/112/1/dissertacao_bolognani_2015.pdf.

BORBA, Marcelo de Carvalho; ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite de; GRACIAS, Telma Aparecida de Souza. Pesquisa em Ensino e Sala de Aula: Diferentes Vozes em uma Investigação. Belo Horizonte: Autêntica. 2019.

BORBA, Marcelo de Carvalho; OECHSLER, Vanessa. Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de aula. RBECT. V. 11, N. 2, p. 181-213, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v11n2.8434.

BORBA, Marcelo de Carvalho; XAVIER, José Fábio. Vídeos curtos na perspectiva dos seres-humanos-com-mídias e da Teoria da Atividade. INTERMATHS. V. 3, N. 2, p. 4-18, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i2.11869.

BOYER, Carl Benjamin. História da matemática. Tradução: Elza Gomide. São Paulo: Edgard Blücher Ltda. 1974.

BRAGA, Nádia Helena. Videoaulas de matemática produzidas por alunos: uma proposta para potencializar a aprendizagem. Revemop, v. 6, p. e2024003, 8 maio 2024. Disponível em: https://periodicos.ufop/br/revemop/article/view/7083/5571

BRANDÃO, Ana Erly de Souza; BRANDÃO, Paula Emelly; SOUZA, Paulo Deyvity Rodrigues de. A utilização do TikTok como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem. Anais do VIII CONEDU. Maceió: Encontro Nacional de Educação. 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2022/TRABALHO_EV174_MD1_ID13600_IB2962_07092022181525.pdf.

CARDOSO, Valdinei Cezar; OLIVEIRA, Samuel Rocha; KATO, Lilian Akemi. A study on the semiotic representations and the cognitive theory of multimedia learning in math classes using digital videos.The RIPEM. V. 5, N. 1, p. 36-54, 2014.

DA ROCHA, Carlos José Trindade; DE FARIAS, Sidilene Aquino. Metodologias Ativas de Aprendizagem Possíveis ao Ensino De Ciências E Matemática. REAMEC. V. 8, N. 2, p. 69-87, 2020. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/METODOLOGIAS-ATIVAS-DE-APRENDIZAGEM-POSSÍVEIS-AO-DE-ROCHA-FARIAS.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. 2002.

GOLDENBERG, Miriam. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record. 2004.

JUSTULIN, Andresa Maria; PIROLA, Nelson Antônio. Um estudo sobre as relações entre as atitudes em relação à Matemática e a resolução de problemas envolvendo frações. Anais do 12º EBRAPEM.Rio Claro: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação. 2008. Disponível em: http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/304-1-b-gt3_justulin_ta.pdf.

MAYER, Richard Edward. Multimedia Learning. New York: Cambridge University Press. 2009.

MILANI, Maria Luiza; KATO, Lilian Akemi; CARDOSO, Valdinei Cardoso. Modelagem matemática e aprendizagem de geometria: possíveis aproximações por meio de vídeos. Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. V. 6, N. 1, p. 1-13, 2015.

MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. TikTok como Novo Suporte Midiático para a Aprendizagem Criativa. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos. V. 1, N. 2, p. 5-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br?ipa?article?vieww?30795.

MOREIRA, Marco Antônio. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro Editora. 2008.

NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter. Crianças Fazendo Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

PAPERT, Symon. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas. 1998.

PARRACHO SANT’ANNA, Neide da Fonseca; MANDARINO, Silvia Pires Fonseca. A Introdução de Frações nos Anos Iniciais: a Percepção do Docente. Revemop, v. 4, p. e202223, 25 dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufop/br/revemop/article/view/5261

SANCHEZ, Jesúz-Nicasio Garcia. Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed. 2004.

SANTOS, Kleber Emanuel Oliveira; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Mídias Sociais e educação em tempos de Pandemia: o TikTok como suporte aos processos de ensino e aprendizagem. Em Teia. V. 11, N. 2, p. 23-35, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/248135.

STOICA, Alexandru. Using Math Projects in Teachingand Learning. Procedia. Social and Behavioral Sciences. V. 180, N. 65, p. 702-708, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.02.181.

TAVARES, Nayane Maria Moreira; SILVA, Everson Júnior; MARTINS, Karen de Moura; COSTA, Carla Aparecida; OLIVEIRA, Fabiana Lúcio de. Utilização do aplicativo TikTok como ferramenta educacional. Anais do 7º Encontro de Licenciaturas. 2022. Belo Horizonte: Encontro de Licenciaturas Educação em Foco. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br.

WANG, Yung. Influence of camera view on TikTok users’ presence, immersion, andadoption intent. Computers in Human Behavior. V. 110, N. 78, p. 106373-106379, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106373.

WITT, Caroline. O ensino das frações por meio de jogos e aplicativos digitais. Trabalho de Conclusão de Curso. Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2018. Disponível em: http://repositotio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11083.

Publicado
2024-12-30
Como Citar
WELMER, M. S. W.; CARDOSO, V. C. TikTok como Auxiliar na Aprendizagem do conceito de fração no 6º ano do Ensino Fundamental . Revemop, v. 6, p. e2024039, 30 dez. 2024.
Seção
Artigos