Storytelling: uma metodologia ativa para o ensino de Matemática por meio de narrativas

Palavras-chave: Histórias, Metodologia de Ensino, Formação de Professores

Resumo

Numa sociedade que precisa valorizar a cooperação, colaboração, criatividade e criticidade, é essencial repensar práticas educativas e explorar novas formas de ensino. Destacam-se nisto as metodologias ativas, promovendo o protagonismo dos alunos. Esta pesquisa propõe o Storytelling como metodologia ativa no ensino de Matemática. Embora resumido como contação de histórias, o Storytelling inclui outros significados, técnicos e artísticos, sendo uma ferramenta comunicativa eficaz em publicidade. Assim, a pesquisa explorou seu potencial educativo, apresentando conceitos e promovendo um curso para professores. A questão central foi: como utilizar o Storytelling no ensino de Matemática? Realizou-se uma pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória, com métodos da Pesquisa-Ação, utilizando questionários e diários de campo num curso de extensão. Os resultados indicam o Storytelling como uma metodologia eficiente, que promove a educação integral e o protagonismo estudantil.

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Biografia do Autor

Phellippe Aprigio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Marcos Lübeck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Docente no Curso de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

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Publicado
2024-12-11
Como Citar
APRIGIO, P.; LÜBECK, M. Storytelling: uma metodologia ativa para o ensino de Matemática por meio de narrativas. Revemop, v. 6, p. e2024032, 11 dez. 2024.
Seção
Matemática e Literatura: diferentes tempos, diferentes escritas e diferentes uso