Storytelling: uma metodologia ativa para o ensino de Matemática por meio de narrativas
Resumo
Numa sociedade que precisa valorizar a cooperação, colaboração, criatividade e criticidade, é essencial repensar práticas educativas e explorar novas formas de ensino. Destacam-se nisto as metodologias ativas, promovendo o protagonismo dos alunos. Esta pesquisa propõe o Storytelling como metodologia ativa no ensino de Matemática. Embora resumido como contação de histórias, o Storytelling inclui outros significados, técnicos e artísticos, sendo uma ferramenta comunicativa eficaz em publicidade. Assim, a pesquisa explorou seu potencial educativo, apresentando conceitos e promovendo um curso para professores. A questão central foi: como utilizar o Storytelling no ensino de Matemática? Realizou-se uma pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória, com métodos da Pesquisa-Ação, utilizando questionários e diários de campo num curso de extensão. Os resultados indicam o Storytelling como uma metodologia eficiente, que promove a educação integral e o protagonismo estudantil.
Downloads
Referências
CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. Tradução Adail Ubirajara Sobral. 10. Ed. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 1997.
COSTA, Wedeson Oliveira; OLIVEIRA, Andreia Maria Pereira de. A participação de professores na elaboração de tarefas matemáticas em um trabalho colaborativo. Revemop, v. 1, n. 1, p. 105 - 125, 1 jan. 2019.
COZER, Paty. Como surgiu essa história de Storytelling? Narrative, 2018. Disponível em: https://encurtador.com.br/delIL. Acesso em: 14 ago. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GONÇALVES, Ana Paula. Perguntas e Histórias sobre o Infinito Matemático: o que os estudantes da educação básica desejam saber acerca da história cultural do infinito? 2019. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
LOVATO, Fabricio Luis; MICHELOTTI, Ângela; SILVA, Cristiane Brandão da; LORETO, Elgion Lucio da Silva. Metodologias Ativas de Aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, p. 154-171, 2018.
MARTINSON, Júlia. Jornada do Herói: o que é, suas etapas e como utilizar. Agência de Resultados, 2021. Disponível em: https://encurtador.com.br/aiyHN. Acesso em: 17 jan. 2024.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José. (Org.). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
MOREIRA, Geraldo Eustáquio; SILVA, Janaína Mendes Pereira da; LIMA, Paulo Vinícius Pereira de. Revisão sistemática das contribuições de Malba Tahan para a Educação Matemática (2014-2017). Revemop, v. 1, n. 3, p. 379-396, 1 set. 2019.
OLIVEIRA, Cristiane Coppe de; SILVA, Flavia de Fátima Santos. “Ele mudou a maneira como eu enxergava a Matemática!”: a entrevista como um caminho para a prática pedagógica. Revemop, v. 1, n. 3, p. 420-440, 1 set. 2019.
PALACIOS, Fernando; TERENZZO, Martha. O Guia Completo do Storytelling. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.
PARANÁ. Metodologias Ativas. Curitiba: SEED, 2021.
PRODANOV, Cleber Cristiano.; FREITAS, Erani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SOUSA, Renata Teófilo de; AZEVEDO, Italândia Ferreira de; ALVES, Francisco Régis Vieira. Jogos de RPG: uma proposta didática para aulas de Matemática. Desenvolvimento Curricular e Didática, v. 12, n. 5, p. 329-343, dez. 2020.
TAHAN, Malba. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Record, 2013.
TEODOSIO, Elaine de Sousa. Storytelling como uma Metodologia Ativa no Ensino de Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 8, n. 23, p. 258-268, abr. 2021.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
VALENÇA, Marcelo; TOSTES, Ana Paula Balthazar. O Storytelling como Ferramenta de Aprendizado Ativo. Revista Carta Interdisciplinar, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 221-243, 2019.
XAVIER, Adilson. Storytelling: histórias que deixam marcas. Rio de Janeiro: Best Business, 2015.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.