Ethnomathematical paths to Financial Educacion: analysing cultural traits of Deaf students

Keywords: Deaf Students, Deaf Culture, Ethnomathematics, Brazilian Sign Language, Financial Education

Abstract

Os resultados obtidos nessa pesquisa sobre os traços culturais produzidos por alunos Surdos no desenvolvimento de sua Educação Financeira estão de acordo com a perspectiva do Programa de Etnomatemática. Nesse artigo, os autores descrevem o perfil dos participantes e apresentam uma breve descrição da Teoria Fundamentada nos Dados, que foi o design metodológico utilizado para conduzir esse estudo por meio de procedimentos específicos de codificação. Os autores também enfatizaram a relação entre a Etnomatemática e a Cultura Surda através do emprego de jargões e procedimentos utilizados por estudantes Surdos no estudo de conteúdos matemáticos relacionados à Educação Financeira. São apresentadas, também, distintas maneiras de sinalizar o mesmo conteúdo matemático na Língua Brasileira de Sinais (Libras), bem como as diferenças comunicativas que surgem devido à variação desses sinais. Os resultados obtidos nesse estudo mostram que a Etnomatemática contribuiu para a compreensão e conscientização das características da Cultura Surda e as suas relações com a matemática escolar. Ademais, salienta-se que a Etnomatemática e a sua ação pedagógica adquiriram um status relevante na elaboração de um currículo matemático e no desenvolvimento da Educação Financeira para alunos Surdos.

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Published
2020-03-04
How to Cite
PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Ethnomathematical paths to Financial Educacion: analysing cultural traits of Deaf students. Revemop, v. 2, p. e202010, 4 Mar. 2020.
Section
International Perspectives on Ethnomathematics: from research to practices