Apontamentos sobre as ausências da Base Nacional Comum Curricular de Matemática

Palavras-chave: Currículo, Política curricular, BNCC, Educação Matemática, Sociologia das Ausências e das Emergências

Resumo

Este texto sistematiza resultados oriundos da pesquisa sobre a formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase em seu conteúdo relativo à matemática. A partir do repertório teórico-metodológico-epistemológico da Sociologia das Ausências e das Emergências, com respaldo da análise documental e da revisão bibliográfica, objetiva-se identificar ausências atinentes ao documento, tanto nos termos da política curricular estabelecida, como também seus desdobramentos curriculares para a Matemática escolar. O estudo, sem pretensão de esgotar as investigações sobre a temática, permite sinalizar ao menos três ausências endereçadas à reflexão sobre currículo e suas políticas: a ausência da autoria docente, em particular de quem ensina matemática; a ausência da pluralidade de concepções pedagógicas e a ausência das perspectivas socioculturais da Educação Matemática.

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Biografia do Autor

Júlio César Valle, Universidade de São Paulo

Licenciado em Matemática, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Especialista em Políticas para a Igualdade Social pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Ex-Secretário Municipal de Educação e Cultura de Pindamonhangaba-SP, cidade natal, de 2017 a 2020. Membro-pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática (GEPEm-FEUSP). Professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

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Publicado
2021-07-26
Como Citar
VALLE, J. C. Apontamentos sobre as ausências da Base Nacional Comum Curricular de Matemática. Revemop, v. 3, p. e202122, 26 jul. 2021.
Seção
Pesquisas em Educação Matemática e suas relações com a área da Educação