Triângulos no pentágono: diferentes registros para resolver um problema

Palavras-chave: Registros dos Estudantes, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Resolução de Problemas, Teoria Histórico-Cultural da Atividade, Educação Matemática

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como diferentes formas de registro, utilizadas por estudantes do quinto ano, podem contribuir para a resolução de um problema. Para tanto, organiza-se uma investigação de natureza qualitativa, constituída de três etapas: acesso ao acervo de relatórios das aulas, no âmbito do Projeto de extensão intitulado Descobridores da Matemática; seleção do relatório elaborado sobre a resolução do problema ‘Triângulos no pentágono’; reinterpretação da solução comentada nesse relatório. Emerge da análise, empreendida à luz da Teoria da Atividade, a percepção de que houve evolução do ‘artefato registro’. Tal percepção resulta do contraste dos diferentes registros dos discentes, produzidos ao longo das aulas que compuseram a unidade analisada. Conclui-se, a partir desse resultado, que a atuação do professor é fundamental para os estudantes fazerem uso do registro não apenas como um protocolo formal, mas sim, como uma ferramenta de auxílio na resolução de problemas.

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Biografia do Autor

Roselene Alves Amâncio, Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

André Augusto Deodato, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado
2021-10-30
Como Citar
AMÂNCIO, R. A.; DEODATO, A. A. Triângulos no pentágono: diferentes registros para resolver um problema. Revemop, v. 3, p. e202133, 30 out. 2021.
Seção
Artigos