Editorial

Abstract

A Revemop editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto mais uma vez inova ao apresentar à comunidade da Educação e da Educação Matemática uma edição temática inédita sobre “Propostas e Ações decoloniais com Educação Matemática”. Assim, este número temático com temática rara ainda no campo das publicações em Educação Matemática, teve por objetivo contribuir com reflexões e debates acerca de perspectivas políticas e epistêmicas decoloniais na pesquisa em Educação Matemática no Sul Global. 

Downloads

Download data is not yet available.

References

Crispe, Eduardo José Cardoso; Barbosa, Gabriela dos Santos. As experiências matemáticas de estudantes de licenciatura em pedagogia à luz da pedagogia decolonial. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024011, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024011

Rocha, Helena do Socorro Campos da; Mendes, Iran Abreu; Vaz, Cristina Lúcia Dias. As ideias afrofuturistas que podem estar presentes no Programa Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024012, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024011

Rosa, Milton; Orey, Daniel Clark. Decolonizando saberes e fazeres matemáticos locais: ações decoloniais da Etnomatemáticas. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024013, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024013

Souza, Maria Silvania Marques Xavier de; Santos, Francisco Vieira dos; Castro, Juscileide Braga de. Decolonizando Tecnologias por meio da Educação Matemática. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024014, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024014

Ramos, Ramaira Jacira Fagundes; Costa, Christine Sertã. Diálogos entre arte e geometria por meio das obras de Rubem Valentim. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024015, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024015

Silva, Ana Jéssica do Nascimento; Sousa, Ana Claudia Gouveia de; Fernandes, Natal Lania Roque; Sena, Renivaldo Sodre de. Educação para as relações étnico-raciais no ensino de matemática: uma proposta didática numa perspectiva decolonial. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024016, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024016

Souza, Bruno Gonçalo Penedo; Barbosa, Gabriela dos Santos. Experiências sobre relações raciais mediadas pelo

cinema brasileiro na formação inicial de professores de matemática. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024017, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024017

Silva, Ulisses Dias da; Silva, Samantha Floriano. Deep in the Mato-Virgem: Macunaíma as a metaphor for a decolonial mathematics education. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024018, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024018

Dutra, Amanda Vitória Aroucha; Maciel, Domício Magalhães. O jogo Kalah na perspectiva da Etnomatemática: uma proposta de ensino decolonizado. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024019, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024019

Teixeira Jr, Humberto; Brião, Gabriela Félix. O papel da Educação Financeira no processo de Decolonialidade: um ensaio. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024020, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024020

Soares, Patrícia de Souza Waldetaro; Kistemann Jr, Marco Aurélio. The use of games as playful pedagogical materials to problematize decolonial practices in educational environments. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024021, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024021

Fresneda-Patiño, Edna Paola; Mancera-Ortiz, Gabriel; Araújo, Jussara de Loiola. Pensamiento decolonial y perspectivas sociopolíticas: reflexiones desde la narrativa de un profesor de matemáticas colombiano. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024022, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024022

Pereira, Luiz Felipe de Melo; Mendes, Jackeline Rodrigues. QUANDO O DJ TOCA: Pensando etnomatemáticas no movimento Hip-Hop. REVEMOP, Ouro Petro/MG, Brasil, v. 6, e2024023, 2024. https://doi.org/10.33532/revemop.e2024023

Published
2024-10-11
How to Cite
KISTEMANN JR. , M. A. Editorial. Revemop, v. 6, p. e2024010, 11 Oct. 2024.
Section
Decolonial Proposals and Actions with Mathematics Education