Lengua portuguesa y matemáticas: una práctica integradora a partir de canciones infantiles

Palabras clave: Alfabetización matemática, Alfabetización linguística, Eje integrador, Habilidades

Resumen

Resumen: Se basa en una investigación de maestría profesional en la que la autora investigó su propia práctica en un proyecto interdisciplinario, utilizando la cantiga de roda como eje integrador de la lengua portuguesa y las matemáticas. El artículo tiene como objetivo analizar los resultados de dos secuencias didácticas con canciones infantiles, en una clase de 1º año de escuela primaria, buscando articular la lengua portuguesa y las matemáticas. El estudio se basa en contribuciones de Smole; Diniz (2009), Borges (2009), Moretti; Souza (2015), entre otros y surgió luego de analizar tres diagnósticos aplicados a los estudiantes de la clase participante, teniendo el proyecto didáctico como medio de intervención. Se encontró que el proyecto, impulsado por secuencias didácticas, amplió las posibilidades de que los estudiantes aprendan las habilidades lingüísticas y matemáticas esperadas para el 1er año de la escuela primaria.

 

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Biografía del autor/a

Deymissa Sousa de Melo, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade da Amazônia (2006) e graduação em Administração pela Universidade de Santo Amaro (2015). especializada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade de Tecnologia em Educação (2011), Informática e comunicação na Educação pela Universidade Candido Mendes (2014), Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Neurociência , Psicopedagogia Clínica , Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa pela Faculdade Iguaçu (2022). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Parauapebas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, mestranda pelo Programa de Pós-graduação em docência em Educação em Ciência e Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Universidade Federal do Pará

Doutora (2013) e Mestre (2004) em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/UFPA; especialista em Educação e Problemas Regionais (2000); Graduada em Pedagogia (1998) e em Letras- Língua Portuguesa(2022). É professora de ensino superior, Associado II, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará(UFPA), onde atua no ensino de graduação (FEMCI-UFPA) e de pós-graduação (PPGDOC-Mestrado profissional). Coordenou o projeto de pesquisa: Letramentos matemático e científico na formação e na prática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (2019-2022). Participou como colaboradora do projeto de pesquisa: Letramentos e inclusão na formação e na prática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental (2022-2024), e atualmente participa como coordenadora do referido projeto (2024-2026). Coordena o curso de Especialização em Ensino de Língua e Literatura nos Anos Iniciais e na Educação de Jovens e Adultos, modalidade a distância, convênio EMCI/UFPA/UAB (01/2024-03/2025). Tem experiência e orienta estudos na área de ensino e de formação de professores da Educação Básica e Superior com os temas: saberes docentes, professor pesquisador reflexivo da própria prática; processos de ensino e aprendizagens em alfabetização, letramento em linguagem, em matemática e em ciências de alunos do primeiro ao quinto ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental anos iniciais; abordagens em estudos sobre histórias de vida; saberes docentes; pesquisa narrativa; biografia e autobiografia; memorial de formação; projetos de pesquisa e projetos de ensino; currículo; planejamento; gêneros textuais na docência; leitura e produção e publicação de gêneros textuais acadêmicos. 

Citas

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Publicado
2024-12-31
Cómo citar
MELO, D. S. DE; MANFREDO, E. C. G. Lengua portuguesa y matemáticas: una práctica integradora a partir de canciones infantiles. Revemop, v. 6, p. e2024044, 31 dic. 2024.
Sección
Matemáticas y Literatura: diferentes épocas, diferentes escrituras y diferentes