Língua Portuguesa e Matemática: uma prática integradora empregando cantigas de roda

Palavras-chave: Letramento matemático, Letramento linguístico, Eixo integrador, Habilidades

Resumo

Parte-se de uma pesquisa de mestrado profissional na qual a autora investigou a própria prática em um projeto interdisciplinar, utilizando a cantiga de roda como eixo integrador de língua portuguesa e matemática. O artigo tem como objetivo analisar o resultado de duas sequências didáticas com cantigas de roda, em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, buscando articular língua portuguesa e matemática. O estudo ancora-se em contribuições de Smole; Diniz (2009), Borges (2009), Moretti; Souza (2015), dentre outros e surgiu após análises de três diagnósticos aplicados com os alunos da turma participante, tendo o projeto didático como meio de intervenção. Constatou-se que o projeto, conduzido pelas sequências didáticas, ampliou as possibilidades de aprendizagens das habilidades linguísticas e matemáticas dos estudantes esperadas para o 1º ano do ensino fundamental.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deymissa Sousa de Melo, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade da Amazônia (2006) e graduação em Administração pela Universidade de Santo Amaro (2015). especializada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade de Tecnologia em Educação (2011), Informática e comunicação na Educação pela Universidade Candido Mendes (2014), Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Neurociência , Psicopedagogia Clínica , Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa pela Faculdade Iguaçu (2022). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Parauapebas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, mestranda pelo Programa de Pós-graduação em docência em Educação em Ciência e Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Universidade Federal do Pará

Doutora (2013) e Mestre (2004) em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/UFPA; especialista em Educação e Problemas Regionais (2000); Graduada em Pedagogia (1998) e em Letras- Língua Portuguesa(2022). É professora de ensino superior, Associado II, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará(UFPA), onde atua no ensino de graduação (FEMCI-UFPA) e de pós-graduação (PPGDOC-Mestrado profissional). Coordenou o projeto de pesquisa: Letramentos matemático e científico na formação e na prática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (2019-2022). Participou como colaboradora do projeto de pesquisa: Letramentos e inclusão na formação e na prática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental (2022-2024), e atualmente participa como coordenadora do referido projeto (2024-2026). Coordena o curso de Especialização em Ensino de Língua e Literatura nos Anos Iniciais e na Educação de Jovens e Adultos, modalidade a distância, convênio EMCI/UFPA/UAB (01/2024-03/2025). Tem experiência e orienta estudos na área de ensino e de formação de professores da Educação Básica e Superior com os temas: saberes docentes, professor pesquisador reflexivo da própria prática; processos de ensino e aprendizagens em alfabetização, letramento em linguagem, em matemática e em ciências de alunos do primeiro ao quinto ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental anos iniciais; abordagens em estudos sobre histórias de vida; saberes docentes; pesquisa narrativa; biografia e autobiografia; memorial de formação; projetos de pesquisa e projetos de ensino; currículo; planejamento; gêneros textuais na docência; leitura e produção e publicação de gêneros textuais acadêmicos. 

Referências

ANDREATTA, Cidimar; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Educação do campo e resolução de problemas em uma escola comunitária rural. Revista Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino. São Mateus – ES, v.1, n.4,2020. 460p. disponível em: https://periodicos.ufes.br/kirikere/issue/view/1165/763. Acesso em: 31 out.2022.
BORGES, Teresa Maria Machado. Alfabetização matemática: do diagnóstico à intervenção. 1. ed. e-pub: Uberaba, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 12 abr.2024
BUENO, José de França. Métodos Quantitativos, Qualitativos e Mistos De Pesquisa. Rio de Janeiro, RJ: Departamento de Biblioteconomia, FACC/ UFRJ, 2018. 192p. disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718711. Acesso em: 31 out.2022.
CARPES, Patrícia; BISOGNIN, Eleni. A Formação Continuada de Professores na perspectiva dos Conhecimentos Didáticos Matemáticos. Revemop. Ouro Preto, Brasil, v. 3, e202111, p. 1-23, 2021
COSTA, Denise Ferreira da; et al. A importância da cantiga de roda como instrumento de aprendizagem na educação infantil. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, v. 1, n.128, 2018. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/importancia-da-cantiga-de-roda-como-instrumento-de-aprendizagem-na-educacao-infantil. Acesso em: 31 out.2022.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.
GOMES, Josiane Marques; BERNARDI, Luci Marchiori dos Santos. Alfabetização e letramento matemático: falando da matemática. RPEM, Campo Mourão - PR, v 11, n. 26, p. 66-82, set-dez, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/366045986_ALFABETIZACAO_E_LETRAMENTO_MATEMATICO_FALANDO_DA_MATEMACIA. Acesso em: 31 out.2022.
MORETTI, Vanessa Dias; SOUZA, Neusa Maria Marques de. Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas pedagógicas. 1 ed..São Paulo: Cortez, 2015.
MENEGUELLO, Fernanda Celestino de Souza; CIRÍACO, Klinger Teodoro. Entre discursos e práticas de avaliação matemática nos primeiros anos de escolarização. Revemop, v. 1, n. 1, p. 9 - 23, 1 jan. 2019.
SILVA, A. R. L. Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade. 2017, 23 f. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2017. São Gonçalo do Amarante- RN.
SILVA, M. C. A. P. música na educação infantil: cantigas de roda e as interações das crianças. 2019, 38 f. Trabalho de concussão de curso. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2019.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SOARES, Magda. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
TORTOLA, Evandro; PIROLA, Nelson Antonio. Resolução de problemas de Geometria e atribuição de sucesso e fracasso das crianças dos anos iniciais. Revemop. Ouro Preto, MG, v. 1, n. 2, p. 207-228, maio/ago. 2019
Publicado
2024-12-31
Como Citar
MELO, D. S. DE; MANFREDO, E. C. G. Língua Portuguesa e Matemática: uma prática integradora empregando cantigas de roda. Revemop, v. 6, p. e2024044, 31 dez. 2024.
Seção
Matemática e Literatura: diferentes tempos, diferentes escritas e diferentes uso