Portuguese language and mathematics: an integrative practice using children's songs

Keywords: Mathematical literacy, Linguistic literacy, Integrating axis, Skills

Abstract

Abstract: This is a professional master's research project in which the author investigated her own practice in an interdisciplinary project, using children's songs as an integrating axis of Portuguese language and mathematics. The article aims to analyze the results of two didactic sequences with children's songs, in a class of the 1st grade of Elementary School, seeking to articulate Portuguese language and mathematics. The study is based on contributions from Smole; Diniz (2009), Borges (2009), Moretti; Souza (2015), among others, and emerged after analyzing three diagnostics applied to the students of the participating class, using the didactic project as a means of intervention. It was found that the project, led by the didactic sequences, expanded the possibilities of learning the linguistic and mathematical skills expected for the 1st grade of Elementary School.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Deymissa Sousa de Melo, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade da Amazônia (2006) e graduação em Administração pela Universidade de Santo Amaro (2015). especializada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade de Tecnologia em Educação (2011), Informática e comunicação na Educação pela Universidade Candido Mendes (2014), Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Neurociência , Psicopedagogia Clínica , Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa pela Faculdade Iguaçu (2022). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Parauapebas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, mestranda pelo Programa de Pós-graduação em docência em Educação em Ciência e Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Universidade Federal do Pará

Doutora (2013) e Mestre (2004) em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/UFPA; especialista em Educação e Problemas Regionais (2000); Graduada em Pedagogia (1998) e em Letras- Língua Portuguesa(2022). É professora de ensino superior, Associado II, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará(UFPA), onde atua no ensino de graduação (FEMCI-UFPA) e de pós-graduação (PPGDOC-Mestrado profissional). Coordenou o projeto de pesquisa: Letramentos matemático e científico na formação e na prática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (2019-2022). Participou como colaboradora do projeto de pesquisa: Letramentos e inclusão na formação e na prática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental (2022-2024), e atualmente participa como coordenadora do referido projeto (2024-2026). Coordena o curso de Especialização em Ensino de Língua e Literatura nos Anos Iniciais e na Educação de Jovens e Adultos, modalidade a distância, convênio EMCI/UFPA/UAB (01/2024-03/2025). Tem experiência e orienta estudos na área de ensino e de formação de professores da Educação Básica e Superior com os temas: saberes docentes, professor pesquisador reflexivo da própria prática; processos de ensino e aprendizagens em alfabetização, letramento em linguagem, em matemática e em ciências de alunos do primeiro ao quinto ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental anos iniciais; abordagens em estudos sobre histórias de vida; saberes docentes; pesquisa narrativa; biografia e autobiografia; memorial de formação; projetos de pesquisa e projetos de ensino; currículo; planejamento; gêneros textuais na docência; leitura e produção e publicação de gêneros textuais acadêmicos. 

References

ANDREATTA, Cidimar; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Educação do campo e resolução de problemas em uma escola comunitária rural. Revista Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino. São Mateus – ES, v.1, n.4,2020. 460p. disponível em: https://periodicos.ufes.br/kirikere/issue/view/1165/763. Acesso em: 31 out.2022.
BORGES, Teresa Maria Machado. Alfabetização matemática: do diagnóstico à intervenção. 1. ed. e-pub: Uberaba, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 12 abr.2024
BUENO, José de França. Métodos Quantitativos, Qualitativos e Mistos De Pesquisa. Rio de Janeiro, RJ: Departamento de Biblioteconomia, FACC/ UFRJ, 2018. 192p. disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718711. Acesso em: 31 out.2022.
CARPES, Patrícia; BISOGNIN, Eleni. A Formação Continuada de Professores na perspectiva dos Conhecimentos Didáticos Matemáticos. Revemop. Ouro Preto, Brasil, v. 3, e202111, p. 1-23, 2021
COSTA, Denise Ferreira da; et al. A importância da cantiga de roda como instrumento de aprendizagem na educação infantil. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, v. 1, n.128, 2018. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/importancia-da-cantiga-de-roda-como-instrumento-de-aprendizagem-na-educacao-infantil. Acesso em: 31 out.2022.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.
GOMES, Josiane Marques; BERNARDI, Luci Marchiori dos Santos. Alfabetização e letramento matemático: falando da matemática. RPEM, Campo Mourão - PR, v 11, n. 26, p. 66-82, set-dez, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/366045986_ALFABETIZACAO_E_LETRAMENTO_MATEMATICO_FALANDO_DA_MATEMACIA. Acesso em: 31 out.2022.
MORETTI, Vanessa Dias; SOUZA, Neusa Maria Marques de. Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas pedagógicas. 1 ed..São Paulo: Cortez, 2015.
MENEGUELLO, Fernanda Celestino de Souza; CIRÍACO, Klinger Teodoro. Entre discursos e práticas de avaliação matemática nos primeiros anos de escolarização. Revemop, v. 1, n. 1, p. 9 - 23, 1 jan. 2019.
SILVA, A. R. L. Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade. 2017, 23 f. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2017. São Gonçalo do Amarante- RN.
SILVA, M. C. A. P. música na educação infantil: cantigas de roda e as interações das crianças. 2019, 38 f. Trabalho de concussão de curso. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2019.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SOARES, Magda. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
TORTOLA, Evandro; PIROLA, Nelson Antonio. Resolução de problemas de Geometria e atribuição de sucesso e fracasso das crianças dos anos iniciais. Revemop. Ouro Preto, MG, v. 1, n. 2, p. 207-228, maio/ago. 2019
Published
2024-12-31
How to Cite
MELO, D. S. DE; MANFREDO, E. C. G. Portuguese language and mathematics: an integrative practice using children’s songs. Revemop, v. 6, p. e2024044, 31 Dec. 2024.
Section
Mathematics and Literature: different times, different writings and different us