![]() |
|
10.33532 | |
![]() |
|
2596-0245 | |
![]() |
|
B2 |
Sobre a Revista
BREVE HISTÓRICO
A REVEMOP, eISSN: 2596-0245, foi criada em janeiro de 2019 por um grupo de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEDMAT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Desde sua criação, a Equipe Editorial tem adotado os princípios das boas práticas editoriais e buscado recursos para impulsionar o seu crescimento. Em 2020, passou a adorar o sistema Rolling Pass em suas publicações. No ano de 2023 a REVEMOP conseguiu recursos financeiros oriundos de editais da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
Com esse apoio financeiro foi possível, dentre outras coisas, modernizar o template, ampliar o número de artigos publicados em língua inglesa e publicar os artigos no formato XML do AmeliCA. Tais ações impulsionaram os indicadores de acesso e as métricas do periódico. Isso fica evidente quando realizamos, por exemplo, um comparativo em relação às métricas do Google Scholar. Em 2023 a REVEMOP possuía um índice h-5 = 9. Em 2025, esse indicador subiu consideravelmente, passamos a ter um índice h-5 = 16, superior ao de vários periódicos classificados como Qualis A1 pela Área de Ensino da CAPES.
Trata-se, portanto, de um periódico com alcance internacional que conta com um corpo editorial e consultores de renome, do país e do exterior, tendo sido avaliado como um periódico Qualis B1 pela CAPES/Brasil no Quadriênio 2020-2024.
Foco e Escopo
REVEMOP busca contribuir com a reflexão e a socialização de conhecimento sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, sobre diferentes elementos do desenvolvimento profissional docente e sobre aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais da Matemática.
O projeto editorial prioriza artigos científicos, originais e inéditos, da área de Educação Matemática e artigos que proponham diálogo entre essa área e outras correlatas. São aceitos Artigo de Pesquisa, Artigo de Revisão (críticas, sistemáticas e integrativas), e Ensaios teóricos, resultados de reflexões científicas e profissionais no campo da Educação Matemática
A REVEMOP é editada em português, com opção de publicar bilingue, em versão online, e recebe submissões em fluxo contínuo, nos idiomas português, inglês e espanhol. A revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação.
Também, a critério do Conselho Editorial, publicam-se seções temáticas destinadas à revisão de áreas e/ou à análise de questões emergentes da pesquisa em Educação Matemática.
PERIODICIDADE
A REVEMOP possui periodicidade contínua para submissão e publicação de artigos. Os artigos submetidos passam por um rigoroso processo de revisão por pares, assegurando a qualidade e relevância das publicações. Uma vez aprovados, os artigos são prontamente publicados em edições contínuas, proporcionando aos autores uma resposta rápida e eficiente durante o processo de publicação. Essa abordagem garante uma maior agilidade na disseminação dos resultados de pesquisa, promovendo uma troca de conhecimento contínua e atualizada.
PÚBLICO-ALVO
A REVEMOP destina-se a dois principais grupos de interesse:
a) Docentes e discentes dos cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e outros cursos que também formam professores que ensinam matemáticas.
b) Pesquisadores (docentes e discentes) de cursos de pós-graduação em Educação Matemática/ Educação / Ensino de Ciências e Matemática, bem como outros programas da área de Ensino reconhecidos pela CAPES.
MISSÃO
A missão da REVEMOP é contribuir com o avanço da Pesquisa no âmbito da Educação Matemática por meio da publicação de pesquisas, boas práticas pedagógicas e reflexões teóricas, contribuindo para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, sobre diferentes elementos do desenvolvimento profissional docente e sobre aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais da Matemática.
VISÃO
Tornar-se, até 2035, um periódico de excelência no campo da Educação Matemática, reconhecido nacionalmente por promover a inovação, a diversidade e o avanço na divulgação de pesquisas e relatos de experiências sobre formação de professores que ensinam matemática e os diferentes processos de ensino e aprendizagens de matemáticas.
VALORES
- Rigor científico
- Relevância
- Ética
- Transparência
- Integridade
- Acesso aberto
- Diversidade e inclusão
- Revisão por pares de qualidade
- Credibilidade
- Sustentabilidade
METAS: 2025 A 2030
- Indexação nas Principais Plataformas: Obter a indexação da REVEMOP nas plataformas acadêmicas de renome, como Scielo, DOAJ, Redalyc e ERIHPLUS para ampliar o alcance e reconhecimento internacional da revista.
- Ampliação da Equipe de Avaliadores: Formar uma equipe de 100 avaliadores ad hoc qualificados, contribuindo para um processo de revisão mais eficiente e abrangente.
- Profissionalização da Editoração e Diagramação: Investir na profissionalização completa do processo de editoração e diagramação, garantindo que a qualidade da apresentação dos artigos corresponda à excelência do conteúdo.
- Diversificação de Formatos: Converter os artigos em diversos formatos, incluindo HTML, XML, ePub, Visor e PDFA, proporcionando aos leitores uma experiência de leitura flexível e acessível.
- Ampliação da Visibilidade: Expandir a visibilidade da REVEOP em âmbito nacional e internacional, atraindo um público mais diversificado e promovendo a disseminação do conhecimento em Educação Matemática.
- Assegurar Financiamento Adequado: Garantir financiamento adequado para a REVEMOP participando de editais de fomento à editoração Cientifica, por meio das instituições: UFOP, FAPEMIG, etc.
- Inclusão em Outras Bases de Dados: Buscar a inclusão da REVEMOP em outras bases de dados, indexadores de métricas, indexadores com metadados e buscadores, aumentando a visibilidade e o impacto da revista.
COBERTURA/ABRANGÊNCIA TEMÁTICA
A REVEMOP possui uma ampla cobertura temática, abrangendo áreas multidisciplinares e interdisciplinares no campo da Educação Matemática. A REVEMOP dedica-se à investigação de fenômenos relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, sobre diferentes elementos do desenvolvimento profissional docente e sobre aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais da Matemática.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos submetidos à publicação serão enviados à apreciação de dois ou mais componentes do Conselho Científico ou do Comitê de Pareceristas ad hoc. A escolha dos pareceristas é feita pelos Editores considerando a abordagem do artigo submetido, a competência técnica específica dos pareceristas e a ausência de conflito de interesses. A avaliação é procedida por pares, em duplo cego, podendo resultar em três situações: Aceitar (publicação conforme apresentado); Revisões requeridas (com adequações); Submeter a nova rodada (novo processo de avaliação, por avaliadores diferentes); e Rejeitar (recusa para publicação).
Quando da submissão de artigos, os autores serão contatados após avaliação, sendo comunicados sobre a decisão final referente ao texto submetido e sobre o trâmite para publicação. Os Editores emitirão comunicado oficial (carta ou mensagem eletrônica específica) apenas quando o artigo submetido já tramitou e recebeu pareceres definitivos (aprovação ou reprovação).
O processo de avaliação do trabalho dependerá da observância das Normas Editoriais, dos Pareceres do Corpo Editorial e/ou dos Pareceristas ad-hoc externos. Nesse processo, o editor-chefe e os editores científicos assistentes poderão sugerir ou solicitar as modificações necessárias, apesar de ser de responsabilidade dos autores os conceitos emitidos. Os artigos submetidos serão avaliados por, no mínimo, 2 revisores externos, selecionados pelo editor-chefe. Em caso de um parecer conflitante, o artigo será enviado a um terceiro revisor.
FLUXO EDITORIAL
Em média, tem-se o prazo de 212 dias entre a submissão e a publicação. Para os casos de artigos bilingues, em média, são 240 dias entre a submissão e a publicação.
Políticas Editoriais
Todas as Políticas Editoriais da REVEMOP estão disponíveis na aba Políticas do site.
Fontes de financiamento
A REVEMOP conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), por meio do Projeto APQ-04960-23, conforme o Edital nº 008/2023 – Programa de Apoio à Publicação Científica e Tecnológica. Também conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal de Ouro Preto.