Literatura Infantil e Frações: Ampliando o Conhecimento Profissional do Professor

Palavras-chave: grupos de Estudo, Conhecimento Profissional Docente, Ensino de Frações, Literatura Infantil

Resumo

O presente estudo investiga a (re)significação dos conhecimentos profissionais de um grupo de professores em relação ao ensino de frações, utilizando a literatura infantil como recurso didático. A pesquisa qualitativa foi realizada com 15 professores de uma escola pública na Zona Norte de São Paulo. Os procedimentos metodológicos incluíram análise de dados por meio de gravações, protocolos e observação em sala de aula, seguindo os passos descritos por Bardin. Fundamentado em Shuman os resultados indicam que os professores reconheceram a importância de integrar a literatura no ensino de matemática desde os primeiros anos de escolaridade, alinhando suas práticas com as diretrizes da BNCC. O estudo evidencia o desenvolvimento do conhecimento da matéria ensinada e pode ampliar também o conhecimento pedagógico do conteúdo e curricular dos professores.

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Biografia do Autor

Mirtes de Souza Miranda, Grupo Pituca
Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Neuropsicopedagoga e Coordenadora do Complexo Escolar Privado Pitruca, Luanda, Angola.
Angelica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo
Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Professora do Programa de Pós graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagem e suas Tecnologias, Londrina, Paraná, Brasil.

Referências

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
MIRANDA, M. DE S.; SILVA, A. DA F. G. Literatura Infantil e Frações: Ampliando o Conhecimento Profissional do Professor. Revemop, v. 6, p. e2024029, 28 nov. 2024.
Seção
Matemática e Literatura: diferentes tempos, diferentes escritas e diferentes uso