“Jogos Vorazes” nas aulas de Matemática

Palavras-chave: Matemática e Literatura, Jogos Vorazes, Ensino Médio, Distopia

Resumo

O artigo traz uma proposta de prática a ser realizada com alunos do Ensino Médio, ou licenciandos em matemática, a partir da leitura do livro “Jogos Vorazes”, de Suzanne Collins. Foi possível identificar aspectos matemáticos implícitos na narrativa e assim foi elaborada a situação-problema: qual a probabilidade da Katniss e/ou do Gale serem sorteados para participar dos Jogos Vorazes? Além disso, uma possível resolução é apresentada utilizando dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nota-se que cada professor, ao propor esta atividade em aula, poderá encontrar caminhos e conclusões diferentes das apresentadas neste artigo. A leitura do livro, ou mesmo apenas do trecho aqui apresentado, pode suscitar interpretações matemáticas diferentes para cada leitor que se aventurar pela história, tornando esse exercício provocador tanto para estudante quanto para professor.

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Biografia do Autor

Alessandra Heckler Stachelski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciada em Matemática e Mestra em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora de matemática na Educação Básica do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.
Andréia Dalcin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciada em Matemática pela ULBRA e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente e pesquisadora da FACED/UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Luciana Neves Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Graduada em Estatística e Doutora Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente e Pesquisadora do IME/UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.  

Referências

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Publicado
2024-12-17
Como Citar
HECKLER STACHELSKI, A.; DALCIN, A.; NUNES, L. N. “Jogos Vorazes” nas aulas de Matemática. Revemop, v. 6, p. e2024035, 17 dez. 2024.
Seção
Matemática e Literatura: diferentes tempos, diferentes escritas e diferentes uso