“Jogos Vorazes” nas aulas de Matemática

Palavras-chave: Matemática e Literatura, Jogos Vorazes, Ensino Médio, Distopia

Resumo

O artigo traz uma proposta de prática a ser realizada com alunos do Ensino Médio, ou licenciandos em matemática, a partir da leitura do livro “Jogos Vorazes”, de Suzanne Collins. Foi possível identificar aspectos matemáticos implícitos na narrativa e assim foi elaborada a situação-problema: qual a probabilidade da Katniss e/ou do Gale serem sorteados para participar dos Jogos Vorazes? Além disso, uma possível resolução é apresentada utilizando dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nota-se que cada professor, ao propor esta atividade em aula, poderá encontrar caminhos e conclusões diferentes das apresentadas neste artigo. A leitura do livro, ou mesmo apenas do trecho aqui apresentado, pode suscitar interpretações matemáticas diferentes para cada leitor que se aventurar pela história, tornando esse exercício provocador tanto para estudante quanto para professor.

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Biografia do Autor

Andréia Dalcin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2002) em Educação área de Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas; graduação em Licenciatura em Ciências: Habilitação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (1996). Desenvolve pesquisas nos campos da História da Educação Matemática e Formação de Professores. Atualmente atua como professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - FACED/ Departamento de Ensino e Currículo. Atua como docente e pesquisadora permanente no Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística UFRGS e como colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Líder do Grupo de Pesquisa História, Filosofia e Educação Matemática - HIFEM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, pesquisando e orientado principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, educação, história e filosofia da matemática e da educação matemática, formação de professores de matemática e ciências, formação de professores para Educação do Campo e conexões entre a Matemática e as Artes. Coordenou o Subprojeto Matemática do PIBID/UFRGS de 2013 a 2017. Coordena o Projeto de extensão Laboratórios de Matemática em escolas públicas desde 2017.

Referências

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Publicado
2024-12-17
Como Citar
HECKLER STACHELSKI, A.; DALCIN, A.; NUNES, L. N. “Jogos Vorazes” nas aulas de Matemática. Revemop, v. 6, p. e2024035, 17 dez. 2024.
Seção
Matemática e Literatura: diferentes tempos, diferentes escritas e diferentes uso