Experiências sobre relações raciais mediadas pelo cinema brasileiro na formação inicial de professores de matemática

Palavras-chave: Formação inicial de professores de matemática, Cinema, Pedagogias decoloniais, Educação para as relações étnico-raciais

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender e analisar o encontro dos licenciandos(as/es)  em matemática da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ) com temáticas raciais a partir do cinema negro brasileiro em diálogos com as pedagogias decoloniais. A abordagem teórica consistiu na interação dos quadros sobre pedagogias decoloniais e sobre formação de professores com os quadros da educação para as relações étnico-raciais e do cinema brasileiro. A partir de um estudo de caso, realizamos uma oficina pedagógica com exibição fílmica no formato de roda de conversa. Concluímos que o cinema pode favorecer a construção de um espaço para a produção de práticas e saberes que valorizam a história e as culturas africana e afro-brasileira na formação inicial de professores de matemática.

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Biografia do Autor

Bruno Gonçalo Penedo Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licenciado em Matemática pela UERJ, mestre em educação, cultura e comunicação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

Gabriela dos Santos Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e professora Adjunta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ/FEBF) e no Mestrado Profissional de Matemática (PROFMAT/UERJ).

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Publicado
2024-10-09
Como Citar
SOUZA, B. G. P.; BARBOSA, G. DOS S. Experiências sobre relações raciais mediadas pelo cinema brasileiro na formação inicial de professores de matemática. Revemop, v. 6, p. e2024017, 9 out. 2024.
Seção
Propostas e Ações decoloniais com Educação Matemática